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Primeiramente você sabe por que o Whatsapp é um ladrão do seu tempo? Ou o considera uma ferramenta fundamental na sua vida profissional?
Se você considera que ele mais ajuda do que atrapalha, vou tentar lhe convencer do contrário.
Contudo vou começar por outro software muito utilizado mundo afora: o Twitter.
Em 2006 dois caras chamados Jack Dorsey e Evan Williams mudaram o jeito como nos relacionamos com as informações e com o conhecimento.
Eles são nada mais nada menos do que os criadores do Twitter.
Em seguida, no ano de 2009 um novo software foi criado e mudou a forma com que as pessoas se comunicam.
Seus fundadores foram Brian Acton e Jan Koum e a sua criação chama-se Whatsapp.
Então, em poucos anos, vimos uma mudança na forma como as informações e o conhecimento circulam e, principalmente, uma mudança na forma das pessoas se comunicarem.
Mas, o que isso tem a ver com a sua vida de Consultor Imobiliário?
E o que isso tem a ver com comprar ou vender imóveis?
O que você vai ler neste artigo:
1. POR QUE EU NÃO GOSTO DO TWITTER.
2. POR QUE O WHATSAPP ROUBA SEU TEMPO.
1. POR QUE EU NÃO GOSTO DO TWITTER
No princípio, criaram um software de mensagens que permitia o envio de apenas 140 caracteres. Mas o que isto tem a ver com o whatsapp ser ladrão do seu tempo? Calma, já explico. Mas antes vamos falar um pouco sobre a ideia por trás da criação do Twitter.
A ideia de 140 caracteres no máximo era de que as “pessoas pudessem enviar mensagens curtas uma para as outras”. E, com isso agilizar, o processo de comunicação com a ideia de enviar apenas o essencial.
CURIOSIDADE: Sabe porque o símbolo do Twitter é um pássaro azul? Porque em inglês, tweet pode significar tanto “pios de pássaros” quanto “uma pequena ‘explosão’ de informações desconexas ou inconsequentes”.
Em síntese, utilizar apenas 140 caracteres para expressar uma ideia ou enviar uma mensagem tem uma razão lógica: Evitar encher o telefone do destinatário com textos muito grandes.
A ideia é boa, apesar de perversa.
Por que “perversa”?
Às vezes, ao provocar a síntese de ideias, ou ao condensar os pensamentos e encurtar as palavras, faz com que os leitores e escritores se habituem a textos curtos, sintetizados e, muitas vezes, superficiais, dúbios ou pouco claros.
Se por um lado ganhamos em agilidade, por outro perdemos em profundidade.
Atualmente
Atualmente nossa vida é intensa na quantidade de estímulos a que somos expostos todos os dias.
Por exemplo, compare os anos 90 do século passado com os anos 20 deste século:
- Na década de 90 tínhamos o rádio, a televisão, o telefone fixo, o celular, o jornal, as revistas, as pessoas na escola ou no trabalho, etc.
- Atualmente, além de todos os anteriores temos ainda os smartphones que nos interrompem a cada sms, tweet, email, post, feed, push, etc. Além de outros tantos gadgets que “facilitam” a vida.
- Agora temos o whatsapp que é ladrão seu tempo! Concorda?
É muito estímulo para pouco cérebro! É sério, estamos sendo impactados por tantos estímulos que perdemos a profundidade na análise de todos estes estímulos.
Multitasking
Enquanto muitas pessoas se dizem “multitasking” e são felizes e realizadas com isso, eu faço uma generalização.
Acredito que o multitasking nada mais é do que “executar de forma superficial diversas coisas ao mesmo tempo, com um resultado pior do que se essas coisas fossem executadas de outra forma”.
Concluo que multitasking é consequência da twitterização da vida.
Com 140 caracteres para transmitirmos uma ideia, nos sobra mais tempo para assistir um vídeo, uma aula, estar nas outras redes sociais, ler um blog, ler um livro, assistir a um documentário…
Porém, os 140 caracteres criaram um modelo mental onde tudo deve ser reduzido. É por isso que
- um texto com mais de 500 palavras é um textão;
- ou um vídeo com mais de 2 minutos é uma novela difícil de ser assistida;
- aquele áudio com mais de 3 minutos é desprezível;
- os artigos científico são difíceis de ler e só interessam a cientistas;
- uma vídeo aula não pode ter mais do que 5 minutos senão é desmotivadora;
- a leitura de um livro pode ser substituído pela leitura da resenha;
- nenhum post precisa de double check (lembra da explosão das fake news?), e assim por diante…
Concluindo, ler dá trabalho, escrever idem. Melhor assistir ou ouvir. Mas seja breve.
Melhor seria a aquisição de conteúdo por osmose, mas os cientistas ainda não desenvolveram este equipamento.
Vivemos em uma chamada “era do conhecimento” mas as pessoas querem o conhecimento generalista, leve, pouco profundo e rápido de absorver.
De preferência em drops, ou pílulas do conhecimento. E isso é paradoxal.
Um exemplo
Veja o exemplo de um livro:
- O autor, para escrever seu livro, pesquisa inúmeras fontes: artigos científicos, livros, pesquisas realizadas por outros autores, reportagens, etc. Além disso, o autor entrevista algumas pessoas, conversa com experts e interessados no assunto e, pode ainda, realizar as suas próprias pesquisas de campo.
- Para colocar seu texto no livro, o Autor lê e descarta muito conteúdo pesquisado e fica apenas com aquilo que pretende incluir no texto. Assim, podemos dizer então que o livro é uma REDUÇÃO DE TODO CONHECIMENTO que o Autor construiu ao longo do processo.
Mas, hoje em dia, cada vez menos pessoas leem livros.
Afinal “por não terem tempo”, preferem ler apenas as resenhas de livros. E a resenha é uma REDUÇÃO DO LIVRO.
Do mesmo modo temos aquelas que “leem” através de slides de powerpoint disponíveis na web. Ou “leem” apenas o resumo do livro na capa ou no site.
A isso chamo de UMA REDUÇÃO DA REDUÇÃO DO LIVRO ou às vezes até a REDUÇÃO DO RESUMO DO LIVRO.
Então temos os experts em REDUÇÃO da REDUÇÃO da REDUÇÃO da REDUÇÃO do CONHECIMENTO naquele assunto.
É a esta REDUÇÃO que eu chamo de TWITTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. E eu não gosto disso porque é uma quantidade alta mas com pouca profundidade.
2. POR QUE O WHATSAPP ROUBA O SEU TEMPO
Mas o que tem a ver o Whatsapp com tudo isso?
Por que o Whatsapp é um ladrão do seu tempo? E como resolver isso?
Resumidamente, o Whatsapp mudou a forma como nos relacionamos com os smartphones.
A criação do Whatsapp surgiu da necessidade do compartilhamento ágil de mensagens, textos, vídeos, arquivos e áudios. Mais ou menos como o Twitter.
Apenas alguns anos após o lançamento é que a função de fazer chamadas foi adicionada ao app.
E o whatsapp virou o principal ladrão do seu tempo!
Portanto, o grande objetivo do Whatsapp era o de agilizar o processo de comunicação entre as pessoas através da troca rápida de mensagens que poderiam ou não conter arquivos incluídos. Como o Twitter.
Agilidade x qualidade.
Mas o que achamos que ganhamos em agilidade perdemos em gestão do tempo e, como no twitter, perdemos na qualidade da comunicação.
Você acha que ganhou mais agilidade mas, na verdade
perdeu em profundidade, clareza e tempo.
Eu reconheço que o Whatsapp é uma grande ferramenta de comunicação rápida.
Muito rapidamente conseguimos entrar em contato com nossos prospects, leads e clientes. Ou com nossos colegas.
Conseguimos acessar rapidamente qualquer pessoa que use o app, em qualquer lugar do mundo. E a um custo próximo de zero.
Mas por que eu não gosto da utilização que as pessoas, e aqui, especialmente os Consultores Imobiliários dão ao Whatsapp? Porque o whatsapp funciona como um ladrão do seu tempo!
Os mitos do Whatsapp
Sobretudo por que foram criados alguns mitos em torno do uso deste app:
– “O cliente só quer ser contatado pelo Whats.”
– “Tenho receio de perturbar o cliente se ligar para ele.”
– “Prefiro escrever ao invés de falar, assim já fica registrado.”
– “Pelo Whats consigo conversar com vários clientes ao mesmo tempo.”
Resumindo, vou ficar apenas com estas 4 frases como exemplo.
O que acontece, na verdade, é que você Consultor Imobiliário, PERDE O CONTROLE SOBRE O SEU NEGÓCIO quando só utiliza o Whatsapp para conversar com seus clientes. E explico por que:
1. Controle do tempo e do ritmo
O controle do tempo e do momento em que cada etapa é realizada fica na mão do seu cliente.
Quando você manda uma mensagem e espera pela resposta, você fica à espera de uma resposta, ou seja, seu cliente é que determina o ritmo e a velocidade da conversa.
E, enquanto isso, você perde tempo e foco ao ficar à espera.
2. Qualidade do seu trabalho
Você presta um serviço de pior qualidade quando se torna multitasking.
Ao fazer várias coisas ao mesmo tempo, você não consegue dedicar a mesma atenção ao seu cliente do que se estivesse apenas em uma conversa com ele. A qualidade de atendimento cai.
Quem nunca mandou uma mensagem errada ou trocada para algum cliente? Quanto tempo você já perdeu ao tentar coordenar todos os assuntos? Quantas respostas mal escritas você já enviou?
Respeite seus clientes. Como Consultor Imobiliário de excelência, você DEVE se importar com a qualidade do seu atendimento.
3. Emoções
Você perde a percepção sobre o que as pessoas que “conversam” com você estão sentindo naquele momento.
Quem nunca foi mal interpretado durante uma troca de mensagens no whatsapp?
Então por que correr o risco de ser mal interpretado pelo seu cliente? Você quer colocar em risco o relacionamento Consultor Imobiliário x Cliente?
Por mais emojis e “kkkkk” que apareçam nas mensagens, é incomparável a qualidade de uma conversa por voz com a qualidade, ou falta de qualidade, de uma uma conversa por mensagens.
4. A Tempo
Tenho certeza de que em uma chamada por voz de 5 minutos você resolve muito mais do que em uma troca de mensagens de 20 minutos. Essa troca de mensagens acontece no whatsapp e ele se torna ladrão do seu tempo.
Já vi pessoas que ficaram mais de uma hora trocando mensagens quando poderiam ter ligado para o cliente e resolvido tudo mais rapidamente.
Então o que fazer? Ligue para seu cliente e converse com ele.
Depois, se necessário, envie uma mensagem pelo whatsapp ou por e-mail resumindo ou formalizando a conversa.
3. O QUE FAZER
Primeiramente quero deixar claro que não sou contra o Whatsapp. Sou contra a forma como muitas pessoas o utilizam.
Sobretudo sou contra ao identificar que as pessoas se escondem atrás do whatsapp.
E mais, fico realmente impressionado como os comerciais entregam o controle das negociações e dos negócios para seus clientes. Um exemplo bem simples:
É muito mais fácil para uma pessoa dizer “Não” ou levantar alguma objeção utilizando uma mensagem de whatsapp do que ao convesar por voz.
Então
1. ASSUMA O CONTROLE
Nesse sentido, o fundamental é você acabar com estas crenças ou mitos:
– “O cliente só quer ser contatado pelo Whats.”
– “Tenho receio de perturbar o cliente se ligar para ele.”
– “Prefiro escrever ao invés de falar, assim já fica registrado.”
– “Pelo Whats consigo conversar com vários clientes ao mesmo tempo.”
Se você continuar a acreditar nisso, vai deixar o controle das conversas sempre na mão dos seus clientes. E isso lhe rouba tempo.
Então telefone para seus clientes e assuma o controle das conversas. Mesmo para aqueles clientes que não gostam!
Use frases como
- “preciso lhe explicar e por telefone fica mais fácil”,
- “em uma conversa rápida posso tirar todas as suas dúvidas”,
- “qual o melhor horário para que eu lhe telefone”,
- “você pode falar agora”,
- “preciso conversar com você agora, posso lhe chamar”.
E, caso seja necessário fazer o registro de algum ponto da conversa, envie um e-mail apóes encerrar a chamada.
Da mesma forma, assuma o controle em relação ao ritmo da conversa!
Quando você liga para alguém a pessoa irá dedicar aquele tempo para você. Irá focar na conversa. Ao passo que, na troca de mensagens, ela poderá fazer muitas coisas ao mesmo tempo e não lhe dará a devida atenção.
Finalizando este tópico sobre o controle vai uma dica: assuma o controle sobre a conversa!
2. USE A FERRAMENTA DA FORMA CERTA
Tanto Whatsapp quanto o telefone são ferramentas. Tal qual um martelo ou uma chave de fenda.
O que você usa para colocar um prego na parede? Conheço gente que usa a chave de fenda.
Contudo, você haverá de reconhecer, é muito mais fácil pregar um prego com o martelo do que com a chave de fenda, não é?
Da mesma forma, para manter contato com seu cliente, é muito mais fácil você usar o telefone (voz) do que o whatsapp.
Use o whatsapp para confirmações, para conversas curtas e menos importantes ou para avisar que irá telefonar.
CONCLUSÃO
Toda ferramenta mal utilizada é culpa do usuário e não uma ferramenta. Bater um prego com uma chave de fenda ou usar uma faca para apertar um parafuso.
Usar a ferramenta de uma forma adequada.
EU ALERTO CONTRA ISTO!
Vejo posts iniciando com “lá vem textão” e o texto tem 4 parágrafos.
E aquelas longas trocas de mensagens no whats quando uma ligação de 2 minutos resolveria.
Vejo as pessoas adquirindo hábitos que estão destruindo a capacidade de organizar e expressar ideias.
Não se contente com resumo do resumo do resumo do resumo de algum assunto. Estude, aprenda, leia e utilize. Conhecimento e Aprendizado.
Priorize o contato por voz. Formalize as conversas que precisam ser formalizadas.
Gerencie aquilo que de mais precioso você tem, seu tempo.
Faça seu dia ser mais produtivo.
Assuma o comando dos seus negócios como Consultor Imobiliário.
E bom trabalho!
Aviso:
Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.