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Antes de mais nada, você já ouviu falar em Takeru Kobayashi? E já ouviu falar sobre como trabalhar melhor e ganhar mais com as 5 dicas de Takeru?
Primeiramente vamos falar do nosso “personagem”.
Takeru, ou Kobi, como também o chamavam era um desconhecido estudante de economia que vivia no Japão e não tinha dinheiro nem para pagar a energia elétrica do seu apartamento alugado.
Tampouco e muito menos tinha dinheiro para pagar a renda do seu pequeno apartamento.
Porém, em 2000, a sua namorada chamada Kumi, que vivia com ele essa vida sem dinheiro, o inscreveu em um concurso
O concurso premiava com 5.000 dólares para o vencedor. O desafio: quem come mais!
E, Kobi venceu!
Mas, o que esta vitória tem a ver com o meu trabalho como Consultor Imobiliário?
O que você vai ver aqui:
1. O QUE ELE FEZ PARA TRABALHAR MELHOR E GANHAR
Depois da primeira vitória, TAKERU ele percebeu que este poderia ser um bom caminho para sua vida e decidiu se profissionalizar.
Assim, ele inscreveu-se no Nathan’s Famous Fourth of July International Hot Dog Eating Contest em Coney Island, NY.
Este concurso é transmitido pela ESPN e costuma ser assistido por mais de 1 milhão de pessoas.
As regras do concurso eram bem simples: comer o máximo de cachorros-quentes em 12 minutos. Ponto.
Em 2001, quando Kobi decidiu participar, o recorde era de 25,125 cachorros-quentes nos 12 minutos de concurso.
Será que Kobi ganhou o concurso já em sua primeira participação? Ganhou!
E bateu o recorde mundial com 50 cachorros-quentes comidos em 12 minutos.
CINQUENTA!
E, depois, venceu mais CINCO VEZES nos anos seguintes levando o recorde para 53,75.
E ele não é nenhum gigante, na verdade mede 1,72 e é magro!
MAS, O QUE ELE FEZ?
O que está por trás de suas vitórias? Basicamente são as 4 coisas a seguir:
- – ESTUDO;
- – TREINO;
- – AVALIAÇÃO;
- – DISCIPLINA NA EXECUÇÃO.
Em primeiro lugar, ele decidiu que iria estudar como comer mais no tempo estipulado a ponto de ser O Vencedor.
Assim, ele descobriu diversas coisas como, por exemplo, que
– cortar o cachorro quente ao meio, economizaria tempo,
– separar a salsicha do pão o ajudaria,
– molhar o pão facilitaria a digestão,
– não beber durante a competição o deixaria menos “estufado”,
– fazer musculação o ajudaria na deglutição,
e por aí vai.
QUAL MÉTODO ELE UTILIZOU?
A partir deste aprendizado, cada ideia nova era aplicada, testada e medida.
Assim, ele começou a filmar os treinos e a avaliar cada movimento, cada milissegundo perdido, cada oportunidade de melhoria.
Para isso ele tinha uma planilha onde fazia um registro de todos os sucessos e insucessos e, assim, podia acompanhar seus avanços e corrigir seus erros.
Finalmente, depois de todo estudo, todas avaliações e decisões, ele executava com disciplina tudo o que havia treinado.
Depois de conseguir vencer muitas vezes, ele viu que SEU MÉTODO DE TRABALHO passou a ser copiado por seus concorrentes.
Como consequência, o recorde chegou a pular para 69 cachorros-quentes em 10 minutos.
Agora, se isso pode ser aplicado a um concurso de comida, será podemos ter um MÉTODO DE TRABALHO que nos ajude a trabalhar melhor e a ganhar mais?
2. O QUE VOCÊ PODE FAZER
Será que agir como Takeru Kobayashi vai lhe ajudar a tornar-se um Consultor Imobiliário de sucesso? Será que podemos utilizar alguns de seus aprendizados para trabalhar melhor e ganhar mais?
YES, WE CAN!
Sim, nós podemos!
Vou mais longe:
– SIM, NÓS DEVEMOS!
Mesmo que uma pessoa seja diferente da outra e as situações pessoais, profissionais e de mercado sejam distintas, existem algumas coisas em comum que podem ser adotadas:
1. DEFINA O PROBLEMA
Primeiramente é muito importante saber O QUE você vai atacar. E isso é importante para que você tenha FOCO. Por exemplo: poucos clientes no pipeline ou baixa conversão de vendas.
Para saber mais sobre como encher seu pipeline, consulte este artigo.
Mas um cuidado: antes de iniciar sua trajetória de estudo, Kobi, refletiu sobre a seguinte questão:
– Que pergunta os adversários se faziam?
Então, ele chegou a conclusão que seus adversários basicamente se perguntavam “como comer mais no menor tempo”.
No entanto, Kobi entendeu que se fosse por este caminho chegaria ao mesmo resultado que seus adversários.
Por isso ele começou a pensar de uma forma diferente. Ao invés de como comer mais em menos tempo, a pergunta foi:
Como tornar os cachorros-quentes mais fáceis de comer?
Ao pensar de uma forma diferente, ele REDEFINIU o problema sob outro aspecto. Saiu do convencional “comer mais rápido” para o novo “tornar mais palatável”.
Foi esta forma diferente de ver o problema, através de uma pergunta diferente, que o levou a fazer experiências e a obter os caminhos para mudar a sua forma de trabalhar.
Somente redefinindo o problema é que ele foi capaz de descobrir uma nova série atividades e ações a executar, o que fez realmente a diferença.
2. ESTUDE O QUE está acontecendo
Imagine que você, Consultor Imobiliário, definiu como seu problema a falta de angariações. Você trabalha, vai cedo para o campo, conversa com pessoas, entrega seu material e não consegue angariar.
Para saber mais sobre Conversão, consulte este artigo.
Pois bem, você precisa redefinir seu problema tal qual Kobi fez. E, a partir disso, fazer suas avaliações, testes e mudanças. Mas, você ache isso um pouco complexo neste momento, você precisa estar disposto a fazer algo para compreender o que está acontecendo.
Para saber mais sobre Prospecção, consulte este artigo.
Ou este artigo aqui.
Como ferramenta você pode utilizar os 5 Por quês.
Ou pode ainda relacionar quais são as atividades que você realiza, como você as realiza e qual a sua dificuldade em cada uma delas.
Mas, mais ainda, você precisa relacionar o que não consegue fazer. Talvez a sua mudança possa começar por aqui.
3. TREINE
A partir de suas avaliações e conclusões é muito provável que você precise rever alguns conceitos, provocar algumas mudanças e realizar alguns treinamentos.
Por isso, identifique quais pontos você precisa melhorar e elabore seu PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL também chamado de PDI.
Escrito desta forma, parece que você precisa ter um documento formal, com capa dura e letras de ouro. NÃO É ASSIM!
Porém você precisa saber QUAIS competências precisa ou deseja treinar, ONDE irá treinar, QUANDO irá treinar e QUANTO irá custar.
Por exemplo: você identificou que precisa treinar sua abordagem na prospecção.
PDI: Buscar materiais sobre prospecção na internet; elaborar os scripts de abordagem; combinar com algum colega que, na próxima segunda-feira, irá treinar comigo estes scripts por uma hora. Repetir estes treinamentos com colegas (roleplays) semanalmente; trabalhar com os feedbacks recebidos.
Outro exemplo: você identificou que precisa treinar a elaboração de análises de mercado.
PDI: por uma semana, reservar uma hora por dia para estudar a ferramenta que ajuda a elaborar os relatórios; ao final desta semana, ter 5 relatórios prontos e encaminhar para avaliação do gestor; receber e trabalhar o feedback dos relatórios. Mensalmente fazer uma reciclagem de 1 hora (colocar na agenda) até ter a segurança necessária.
Para saber mais sobre Treinamentos, consulte este artigo.
A partir da identificação dos pontos a serem melhorados, ESTUDE, TREINE, TREINE e TREINE mais.
4. AVALIE A SUA EVOLUÇÃO
Diretamente relacionado ao ponto anterior, avaliar a sua evolução significa avaliar se os seus treinamentos se refletem em resultados práticos.
De nada adianta investir horas em treinamento se você não aprende nada ou se não consegue aplicar na prática aquilo que aprendeu.
Por isso que o objetivo principal de qualquer treinamento deve ser, sempre, ajudar a resolver o problema e, consequentemente, evoluir.
Então, lembre-se sempre:
TREINE,
APLIQUE
EXECUTE AQUILO QUE APRENDEU
E AVALIE A SUA EVOLUÇÃO.
5. TENHA UMA ROTINA DE EXECUÇÃO
De nada adianta treinar, saber e NÃO FAZER.
EXECUTE em tempo real, no campo, no mercado, com seus clientes.
INCLUA a execução do que aprendeu nos seus treinamentos dentro da sua ROTINA DIÁRIA.
AVALIE sempre a sua execução e promova correções sempre que necessário.
Fazer isto dá um certo trabalho, mas também ENTREGA RESULTADOS.
Ao colocar o treinamento, a execução e a avaliação dentro da sua ROTINA DIÁRIA, você estará entrando em um CÍRCULO VIRTUOSO no caminho das suas realizações.
Muda a sua vida!
Tenha um MÉTODO DE TRABALHO ESTRUTURADO, REPLICÁVEL e de fácil IMPLEMENTAÇÃO.
Para saber mais sobre a importância da ROTINA, leia este artigo.
Ou ainda, leia este artigo aqui.
A “lógica” de IMPLEMENTAR ROTINAS e PROCESSOS de trabalho que entregam RESULTADOS MELHORES deve fazer parte do seu objetivo diário.
Se funciona para os concorrentes de concursos de “quem come mais”, vai funcionar para você.
Aliás, você pode observar que as pessoas de sucesso sempre têm um método de realização que as auxilia no caminho para este sucesso.
Então lembre-se:
UM MÉTODO DE TRABALHO ESTRUTURADO E IMPLEMENTADO MUDA A SUA VIDA!
Para saber mais sobre Takeru Kobayashi leia o livro “Pense como um freak: Como pensar de maneira mais inteligente sobre quase tudo” by Stephen Dubner, Steven Levitt, Cap. 3.
Aviso:
Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.