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Você já deve ter lido sobre isso. Mas, será que já pensou sobre como usar as soft skills para aumentar as suas vendas no imobiliário?
Caso ainda não tenha pensado nisso, pense.
Porém, não podemos falar de soft skills sem falar de hard skills. E, mais ainda, agora temos as power skills.
Mas, por enquanto vamos nos focar nas soft skills e em devemos usá-las para aumentar as nossas vendas no imobiliário.
Em primeiro lugar vamos definir o que são as soft skills:
“Soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento adotado pela pessoa em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
Elas são habilidades subjetivas.
Logo, são mais difíceis de serem mensuradas”.
Segundo um estudo do CareerBuilder, 77% das empresas acreditam que as soft skills são tão ou mais importantes do que as hard skills, no que diz respeito ao trabalho a ser desenvolvido diariamente.
Vamos avançar neste assunto?
O que você vai ler aqui:
2. COMO USAR AS SOFT SKILLS PARA AUMENTAR AS VENDAS
1. O QUE SÃO AS SOFT SKILLS
Conforme você leu há pouco,
“Soft skills são habilidades relacionadas ao comportamento adotado pela pessoa em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Elas são habilidades subjetivas. Logo, são mais difíceis de serem mensuradas”.
A princípio, se você compreendeu com clareza este conceito, sugiro que pule alguns parágrafos e vá até o título EXEMPLOS DE SOFT SKILLS.
Agora, se você está com algumas dúvidas sobre o conceito, reforço 3 pontos essenciais:
i. Habilidades comportamentais
ii. Adotadas no relacionamento pessoal (consigo mesmo e com outras pessoas) e no relacionamento profissional
iii. De difícil mensuração por serem subjetivas.
Além disso, podemos afirmar que, por serem COMPORTAMENTAIS, elas podem se alterar ao longo do tempo. Na medida em que a pessoa se desenvolve em termos de conhecimentos e de autoconhecimento, as soft skills trabalhadas ou que precisam ser trabalhadas podem se modificar.
Porém, estas habilidades não podem ser aprendidas de uma maneira formal. Por exemplo, você não vai aprender empatia em um curso de 8 horas com certificado.
Ou ainda desenvolver a sua inteligência emocional em um semestre de curso. Por isso, pode-se afirmar que as soft skills são desenvolvidas ao longo da vida, na medida em que lidamos com as pessoas e com os relacionamentos.
Contudo podemos, sim, aliar estas experiências e vivências com conteúdos sobre os assuntos. Afinal de contas, estudar nunca é demais!
EXEMPLOS DE SOFT SKILLS
Vamos ver alguns exemplos de Soft Skills que você poderá usar para aumentar as suas vendas e para se relacionar melhor consigo mesmo, com seus colegas e clientes.
1. Inteligência Emocional
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e com as emoções dos outros.
As pessoas se comunicam muito pelas expressões não verbais, por exemplo. Identificar estas emoções e expressões pode levar a um entendimento maior sobre a pessoa, a situação e o relacionamento. Além, de ajudar na compreensão da outra pessoa e de si mesmo.
2. Resiliência
A resiliência está muito relacionada à resposta dada pela pessoa ao se deparar com situações adversas ou ao ter que tomar uma decisão sob pressão.
É aquilo que um balão de ar faz quando o apertamos: ele amassa e tem o seu formato alterado e comprimido. Mas, ele faz força para retornar à situação anterior, antes da pressão que aplicamos.
Assim como o balão de ar, uma pessoa resiliente resiste bem à pressão e tenta retornar à forma original – ou a uma forma ideal – durante a pressão e após cessar a pressão.
Em outras palavras, a resiliência é a capacidade de lidar com problemas e situações de mudança de forma assertiva em com alta capacidade de adaptação.
3. Comunicação assertiva
Se a comunicação já era importante antes da era do trabalho híbrido, imagine agora, em uma época em que muitas pessoas só conversam via aplicativos ou plataformas de conferência.
Enquanto na situação anterior falávamos pessoalmente e podíamos compreender as emoções e percepções da outra pessoa, atualmente estamos confinados a textos do whatsapp, a emojis e a sentimentos quase impossíveis de serem corretamente identificados.
É por isso que eu não gosto de usar o whatsapp em negócios. Se quiser saber o motivo, leia este artigo aqui.
A comunicação é muito importante em diferentes funções, porém, dependendo da forma como ela é feita podemos iniciar, catalisar ou resolver conflitos.
Além disso, se a mensagem não for corretamente interpretada e compreendida, pode levar a um mau entendimento das demandas, dos processos e das entregas.
Logo, para evitar conflitos ou má compreensão é importante que exista uma comunicação assertiva, aberta e fluída entre as pessoas.
2. COMO USAR AS SOFT SKILLS PARA AUMENTAR AS VENDAS
Então, vamos entrar um pouco mais a fundo no detalhamento de algumas soft skills que você pode usar para aumentar as suas vendas no imobiliário. Vamos a elas?
1. Autoconhecimento e autocontrole
Isto significa que você precisa aprender a SE ESCUTAR e a perceber como e porque de seu estado de ânimo naquele momento.
Todas as pessoas têm o seu “dia não!”, aquele dia em que não estamos bem dispostos, ou não estamos pensando da forma mais adequada, ou não estamos tão otimistas, ou estamos irritados e com menos paciência.
Por isso é importante que você PERCEBA que está neste “dia não!” e trabalhe para que isso não atrapalhe a sua venda ou o seu negócio.
2. Escuta ativa e interesse genuíno
É fazer valer cada momento em que você está junto com seu Lead ou com seu Cliente.
É estar presente de corpo e alma e demonstrar interesse genuíno pela pessoa, por suas necessidades e desejos e por suas expectativas.
Pessoas com baixa inteligência emocional, com frequência estão em cada momento pensando em outro momento ou em outra situação. Você é assim? Sobre escuta ativa, recomendo que leia este artigo aqui.
3. Comunicação propositiva e assertiva
Há pouco falamos sobre isso. Resumindo, é saber estabelecer conexões, se envolver e comunicar-se de forma clara e no timing necessário, nem apressado, nem ausente.
4. Senso de equipe e colaboração
Sentir-se parte de algo além de você mesmo.
Em um momento em que o trabalho remoto ou à distância passou a ser bem comum, precisamos saber atuar em rede, com várias conexões e pontos em comum.
E você precisa contribuir para o sucesso destas interações com a sua participação. Faça parte do time, fazendo parte da rede.
5. Pensamento crítico, sistêmico e resolução de problemas
Esta é uma das skills mais procuradas.
Saber trabalhar individual e coletivamente, analisar as diferentes situações que nos são propostas, decompor estas situações em partes para que possamos entendê-las melhor, avaliar alternativas para solucionar cada um dos problemas e, por fim, escolher e implementar as melhores soluções.
E, podemos fazer isto sozinhos ou buscando auxílio de outras pessoas. O importante é não ficarmos “batendo com a cabeça na porta sem abrí-la”.
6. Resiliência e gestão do tempo
Também falamos há pouco. Além de sermos resilientes, precisamos conseguir gerenciar melhor o tempo e colocar foco naquilo que gera Valor.
Para saber mais sobre produtividade e gestão do tempo, sugiro a leitura destes artigos aqui ou aqui.
7. Pró-atividade e empreendedorismo
Seja como Consultor Imobiliário ou como empregado, a pró atividade e o empreendedorismo significam a mesma coisa.
Significa fazer acontecer, ser ativo e não reativo e significa também assumir a iniciativa frente a tendências ou fatos. De nada adianta reclamar. Isso não vai fazer você vender mais. Agora, arregaçar as mangas e “partir para cima”, vai!
8. Persuasão e empatia
Colocar-se no lugar dos outros é tão importante e gera um valor tão grande em um processo de vendas e negociação!
Quem consegue fazer isto tem o trabalho de convencimento ou “persuasão” muito facilitado. Isto porque conhece e compreende as “dores” ou os problemas e expectativas da outra pessoa.
No mercado imobiliário, este entendimento é fundamental para que você consiga prestar o seu serviço e ajudar seus clientes a fecharem seus negócios. Exercite a empatia SEMPRE, todos os dias!
9. Adaptabilidade
A adaptabilidade é saber experienciar o velho e o novo. Além disso, é saber aprender e se adaptar ou se ajustar sempre que for preciso ou necessário. Podemos definir as mudanças através de cenários:
– Temos um cenário de mudanças evolutivas como, por exemplo, uma nova tecnologia incremental como um novo telefone móvel que tira fotos com uma resolução muito superior ou com maior capacidade de armazenamento.
– Podemos definir a mudança como disruptiva como aquelas tecnologias que mudam nosso jeito de fazer as coisas. Os aplicativos de transporte, por exemplo.
– Ainda temos as mudanças que revolucionam como, por exemplo, a pandemia que mudou a forma de muitas empresas trabalharem e forçou uma adaptação.
Por isso, saber adaptar-se ao novo cenário e gerar entregas e resultados a partir da mudança, é fundamental.
Evoluir é se adaptar de forma positiva.
Por último, é importante destacar que soft skills podem ser usadas em qualquer tipo de profissão ou emprego.
Ou seja, no caso de um analista financeiro ser transferido para a área de marketing, ele poderá ter muito sucesso se for uma pessoa criativa e comunicativa.
COMO DESENVOLVER AS SOFT SKILLS?
Em primeiro lugar você precisa saber e compreender a importância das Soft Skills na sua vida e no seu trabalho. Quanto mais alinhadas, trabalhadas e desenvolvidas melhor para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Reflita sobre quais novas habilidades sociais poderiam lhe ajudar a trabalhar melhor. Ou a conviver melhor com as outras pessoas.
Pergunte-se como usar as soft skills para aumentar as suas vendas no mercado imobiliário.
Faça uma autoavaliação sobre algumas habilidades específicas como, por exemplo, a sua habilidade de escutar o que as pessoas estão a lhe dizer.
Se necessário, invista no desenvolvimento das suas Soft Skills. Em primeiro lugar recomendo a busca por bons cursos e, acredite, existem bons cursos na internet. Alguns deles sem custos!
Identifique seus pontos a serem trabalhados e trate este trabalho de desenvolver estas Soft Skills com seriedade e importância. Se necessário, busque ajuda profissional.
Entenda que desenvolver soft skills não é algo que se consiga rapidamente. Pode ser necessário reforçar o trabalho de desenvolvimento e trabalhar com ferramentas diferentes a cada etapa.
CONCLUSÃO
Finalizando, indico o teste baseado na teoria do MBTI descrita no livro “Ser Humano é Ser Diferente” das autoras Isabel Briggs Myers e Peter B. Myers. É MUITO INTERESSANTE e você poderá tirar algumas conclusões.
Quem sabe esta autoavaliação pode ser o seu ponto de partida no sentido de desenvolver suas Soft Skills, não é?
Para acessar o teste, clique aqui.
O teste é gratuito.
Bom teste, ótima autoavaliação e mãos à obra!
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Aviso: Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.