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Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes: que tal saber quais são esses hábitos e como incorporá-los na sua rotina diária?
Se você produz além de sua capacidade, você poderá se esgotar e chegar até a um burnout.
Porém, se você estiver produzindo abaixo, quem estará se esgotando será o seu tempo.
Por isso, podemos afirmar que os 7 hábitos estão em harmonia com a sua qualidade de vida.
Portanto, não são um conjunto desconexo de fórmulas milagrosas destinadas a estimular as pessoas.
Mas, quais são os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes?
Os 3 primeiros hábitos falam do seu autodomínio.
Os 3 hábitos seguintes tratam das relações com os outros.
O 7º hábito só diz respeito a você mesmo.
Vamos a eles.
1. SEJA PROATIVO
Para desenvolver sua proatividade, tente o seguinte:
- Tenha um objetivo e atue dia após dia para alcançá-lo.
- Preste atenção às palavras que usa. Há sempre uma forma positiva de encaminhar sua vida.
- Trabalhe durante 30 dias praticando os princípios.
- Coloque especial atenção naquelas coisas que possa controlar.
Um pouco a cada dia, todos os dias.
Imagine que você está ao pé de uma escada. Seu objetivo é chegar ao topo desta escada.
Porém, se você colocar apenas o foco no topo da escada – seu objetivo – você poderá errar a pisada em algum dos degraus, poderá tropeçar ou até cair. E retornar para o pé da escada com algumas dores no corpo causadas pela queda.
Por isso, você precisa ter seu objetivo em mente, mas colocar o foco nos seus objetivos diários.
Em outras palavras, olho no topo da escada, mas foco em cada um dos degraus e em como subi-los um a um ou um a cada dia. Seu foco deve estar nas suas metas diárias, semanais, quinzenais ou mensais.
Isso para que você consiga atingir seu objetivo mensal ou anual. Um pouco a cada dia. Todos os dias.
Uma forma positiva de ver as coisas
Um fio condutor dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é a positividade. Isso porque “ver o copo meio cheio” vai lhe ajudar a colocar o foco nas soluções e não nos problemas.
Voltemos à nossa escada. Imagine que os degraus têm alturas, larguras e inclinações diferentes entre si. Portanto, cada degrau apresenta um desafio diferente. Mais ou menos com o seu dia a dia, não é?
Você tem duas formas de encarar a sua “escada”:
1. Reclamar do engenheiro, ou do construtor, ou reclamar do proprietário ou, talvez, reclamar de si mesmo por ter se colocado este objetivo. E subir a escada com todas as dificuldades, a reclamar a cada degrau.
2. Colocar o seu objetivo em foco e encarar cada degrau como um desafio, que poderia ser mais simples, mas que é o que é. E mais: cada degrau pode ser uma oportunidade de aprender mais sobre como subir diferentes tipos de escada. E subir a escada, mesmo com todas as dificuldades.
Por isso é tão importante uma visão positiva das coisas: torna a realização mais agradável.
Além disso, você gosta de conviver com pessoas que passam o tempo todo a reclamar ou a ver o lado negativo das coisas?
Então, cuidado para não ser uma destas pessoas.
Por fim, ser e pensar de uma forma positiva, lhe ajuda na auto motivação para chegar ao seu objetivo. Então ser positivo só lhe trará coisas positivas!
Coloque o foco naquilo que pode controlar
Existem duas situações em nossas vidas: aquilo que podemos controlar e aquilo que não podemos controlar.
Imagine que você, na sua casa, é responsável pela compra das frutas no mercado. Infelizmente você percebe que o preço de algumas frutas está a subir semana após semana o que faz você gastar mais.
O aumento de preços é um fator que você não controla.
Agora, você pode observar que as frutas da época têm um preço mais em conta e pode mudar seu hábito de consumo para comprar apenas as frutas da época.
A mudança no seu hábito de consumo você controla.
Então, faz parte dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes colocar o foco naquilo que pode ser controlado e “contornar” aquilo que não pode ser controlado.
Portanto, de nada adianta reclamar do preço das frutas. Mude o seu hábito de consumo. De nada adianta reclamar da situação econômica ou de um cliente que não fecha negócio. Mude seu pensamento para “como posso trabalhar com esta nova situação ou com este tipo de cliente?”.
2. TENHA O SEU OBJETIVO EM MENTE
Trace um objetivo e concentre-se para focar nas metas mais desejadas por você. Olhe o topo da escada e determine as etapas (metas) para chegar lá.
Sobre traçar e realizar as suas metas, recomendo que você leia este artigo aqui.
Mas, para traçar seus objetivos pense onde você quer estar daqui a alguns anos, quem você deseja ser e como você deseja se apresentar social, pessoal e profissionalmente.
Sobre traçar seus objetivos pessoais e profissionais, recomendo que você leia este artigo aqui, onde trago um exemplo de como você pode fazer isto.
3. PRIORIZE O QUE É MAIS IMPORTANTE
Muitas pessoas adoram chegar ao final do dia com aquela sensação de “nossa, fiz um monte de coisas hoje”. Temos ainda aquelas que amam “apagar incêndios”.
Mas muitas pessoas chegam ao final do dia com uma lista de coisas a fazer maior do que no início do dia. Mesmo quando trabalharam muito ao longo do dia.
Isso acontece porque a maioria das pessoas não sabe PRIORIZAR as suas atividades. E, também não sabem priorizar as suas metas e os seus objetivos.
Faça desta forma
De certa forma, as coisas deveriam ser assim:
1. Você tem um OBJETIVO de médio ou longo prazo. Por exemplo: comprar um carro de R$ 50.000,00 daqui 12 meses.
2. Você tem METAS para chegar ao objetivo. Por exemplo: economizar R$ 1000,00 por mês, vender seu carro atual por R$ 35.000,00 no 11º. Mês. E comprar o carro novo com estas poupanças mais um pouco das poupanças que você já possui.
3. Para atingir as suas METAS e conquistar o seu OBJETIVO você precisa realizar algumas ATIVIDADES. Por exemplo: ao receber seu salário, imediatamente colocar os R$ 1000,00 nas suas poupanças; manter-se dentro do orçamento que você elaborou; fazer compras apenas à vista, sem utilizar o rotativo do cartão; sair para restaurantes uma vez por mês, etc.
Em outras palavras, pense em 2 ou 3 objetivos importantes que você deseja conquistar, escreva as metas que você precisa atingir para a conquista e escreva as atividades para atingir cada meta (ou para subir cada um dos diferentes degraus desta sua escada).
Sobre como aumentar a sua produtividade através da priorização das atividades, recomendo a leitura deste artigo aqui.
4. PENSE EM UM GANHA-GANHA
Muitos autores recomendam que você pense em uma relação ganha/ganha sempre que possível.
Mas, sempre que possível, é muito vago. Então, o que você precisa é ter o PENSAMENTO GANHA/GANHA. Com isso você sempre irá pensar em como você e a pessoa que negocia com você podem ganhar com o negócio que estão a realizar.
Contudo, não use isto apenas na sua vida profissional. Por exemplo: para que discutir com sua esposa/marido e ficar algum tempo sem se falar, se você sabe que irão voltar a conversar dali a poucas horas (ou dias)?
É mais simples você fazer a seguinte pergunta: “queremos mesmo discutir sobre isso?” ou “por que não pensamos neste assunto com outra abordagem?” ou ainda “se continuarmos a discutir, vamos chegar a um ponto em que ficaremos alguns dias sem conversar. Queremos isso?”.
Pessoas ou organizações que abordam conflitos a partir de uma atitude ganha x ganha possuem três traços de caráter vitais, que são a Integridade, a Maturidade e a Mentalidade da abundância.
5. COMUNICAÇÃO EMPÁTICA
É o mais emocionante e o mais simples para se colocar em prática imediatamente. Perguntar, escutar e compreender. Só depois apresentar!
Desde o início dos tempos, estas são as palavras mais ditas quando falamos de atendimento em vendas: Perguntar, Escutar, Compreender e Apresentar!
Se você é um vendedor CONSULTOR, você precisa fazer uma VENDA CONSULTIVA. E o básico da Venda Consultiva é investigar primeiro e diagnosticar depois. E, na sequência, dar o remédio.
Antes de prosseguir, por favor leia este artigo que fala sobre a maior mentira dita sobre vendas.
Para saber mais sobre VENDA CONSULTIVA, sugiro que leia este artigo aqui.
6. SINERGIA
Primordialmente, o hábito de trabalhar com sinergia implica na cooperação criativa e no trabalho em equipe.
Assim sendo, sugiro que você trabalhe com uma mentalidade GANHA-GANHA.
Inicialmente é possível que você tenha alguma dificuldade em convencer as pessoas sobre a sua mentalidade. Por exemplo, em alguns mercados, como o mercado imobiliário, temos dois profissionais representando interesses divergentes: o do comprador e o do vendedor.
Por isso, você precisa trabalhar com mais de uma pessoa e com mais de um interesse. Então, o seu trabalho de mediação significa alinhar estes interesses divergentes e fazer com que todos os lados ganhem. E, muitas vezes, uma conversa bem estruturada pode resolver isso.
Uma laranja conta a história
Por exemplo: uma versão de uma pequena história que está no livro “Como chegar ao SIM” de Roger Fisher e William Ury.
Duas irmãs estavam na cozinha e brigavam pela última laranja que estava no cesto. Aquela era a última laranja que estava na casa. E a briga aumentava de volume e de intensidade. As duas queriam aquela laranja.
A mãe, ao perceber que a briga iria para as vidas de fato, decidiu intervir e perguntou:
– Para que vocês querem a laranja?
Uma das irmãs “quero para fazer um suco” e a outra disse, “quero para fazer um bolo”.
Então, a mãe avançou:
– Quais as partes da laranja vocês vão utilizar?
A irmã que desejava fazer o suco disse que iria usar o miolo, onde está o suco. A irmã que desejava fazer o bolo disse que iria usar a casca.
E, assim, a briga acabou na hora!
As pessoas com mentalidade GANHA-GANHA e que ESCUTAM com EMPATIA podem aproveitar as suas diferenças para gerar ideias e opções que não existiam antes e, assim, resolver os seus problemas em conjunto.
Neste caso, o resultado será sempre maior do que apenas uma simples vitória!
7. AUTORRENOVAÇÃO
Muito se fala e se escreve sobre o autocuidado e sobre a qualidade de vida.
Por isso que o equilíbrio entre o profissional e o pessoal; sobre equilibrar o seu ritmo de trabalho com as suas atividades físicas, sociais, mentais e pessoais é importante.
Por mais que você ache isso bobagem, experimente apenas fechar os olhos por 5 minutos, respirar fundo e pensar na velocidade e na intensidade da sua respiração e tentar esvaziar a mente. Se quiser, pode chamar isso de meditação.
Será que você não tem 5 minutos por dia para este autocuidado?
Sobre como evitar ou como sobre como reduzir o impacto do estresse e/ou do burnout, recomendo a leitura destes artigos Estresse e Burnout
Para ler mais sobre os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, recomento o site do Franklin Covey.
Faça estas reflexões. Faça as mudanças que você precisa fazer.
E mãos à obra.
Aviso:
Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.