Tempo médio de leitura: 3 minutos
Você sabe o que são os ibuyers e qual o impacto destas empresas no seu trabalho como Consultor Imobiliario?
Empresas baseadas em tecnologia, os ibuyers entraram no mercado imobiliário para revolucionar as transações. Mas qual o impacto dos ibuyers no seu trabalho?
Mas o que é um iBuyer?
Os IBuyers são companhias que atuam dentro do mercado imobiliário e utilizam novas tecnologias e ciência de dados no momento de avaliar e viabilizar propostas de compra de propriedades.
Esse modelo de negócio une tecnologia e eficiência já desde a primeira etapa do processo de negociação. No processo de comprar um apartamento, são avaliados itens pré definidos e não subjetivos através de um modelo algorítmico fixo, o que dá menor vazão à precificações especulativas.
Feita uma compra, o imóvel passa por um processo de reforma e valorização, então novamente posto à venda no mercado imobiliário.
A principal ideia das empresas que inseriram esse novo processo automatizado é reinventar o processo de compra e venda de imóveis que já possuíram outros donos.
Agora que você já sabe o que é um iBuyer, vamos ver qual o impacto que os iBuyers terão sobre o trabalho do Consultor Imobiliário.
Como funciona um iBuyer?
Os modelos IBuyers são diversos, mas todos tem em comum a operação através de algoritmos desenvolvidos a partir de pesquisas sobre o mercado imobiliário regional.
Essa operação gera modelos mais simples e convenientes, quando comparados com os formatos tradicionais.
Neles, a companhia compra e investe no imóvel, valorizando o valor de venda e, em seguida, faz a revenda. Gustavo Panacione, também da área de precificação, explica um pouco sobre como funciona o modelo IBuyer dentro da Loft – empresa brasileira de mediação – na hora de avaliar e fazer a oferta por um apartamento: “levamos em conta muitos critérios para chegar a um valor justo para o imóvel em questão”.
Impacto dos iBuyers sobre o trabalho dos Consultores Imobiliários.
Ao automatizar e padronizar os modelos de avaliação a maior promessa é dar mais liquidez ao setor e tornar os processos que envolvem o mercado imobiliário nacional menos nebulosos e mais prazerosos para o consumidor.
Ganha-se com transparência em todas as etapas de compra e venda de um imóvel.
Para o vendedor, há outras duas principais vantagens em vender seu imóvel para um IBuyer.
A primeira delas é poder receber o valor da venda de uma vez, sem depender de instituições de financiamento.
Outra vantagem é que não há necessidade de fazer reforma ou melhorias antes da venda.
Detalhes
- Apoiadas por fundos de investimento, compram a casa ao cliente na hora e depois, tratam de todo o processo de compra da nova casa. Em ambos os processos o cliente terá acesso a todos os serviços disponibilizados para tornar a sua experiência numa experiência rápida, simples e agradável.
- A tecnologia entra na avaliação e definição do valor de compra da casa antiga. Estas empresas calculam o valor de venda do imóvel para proporem o seu valor de compra, este cálculo é feito através de um algoritmo que se baseia numa série de critérios objetivos para viabilizar um valor que resolva o problema do cliente, criando ao mesmo tempo uma cadeia de valor para este negócio que vai desde a compra da casa antiga à posterior aquisição da nova casa.
- E o que fazem às casas que adquirem? Preparam-na e recolocam-na no mercado utilizando mais uma vez o algoritmo para definir um valor de venda que lhes traga, para além da comissão, uma mais valia sobre a venda.
Mas, e o impacto sobre os Consultores Imobiliários?
Com o passar dos anos e principalmente com a experiência e experimentação, verificou-se que os iBuyers são de facto uma ótima ideia e podem, diria, devem ser um excelente parceiro de negócio de mediadores e agentes imobiliários profissionais.
Nos Estados Unidos mediadores e agentes imobiliários profissionais já trabalham diretamente com os iBuyers para os ajudar a escoar o produto (imóveis) que compraram, e por vezes, reduzem perdas ou potenciam ganhos conseguindo escoar o produto num valor acima do calculado pelo algoritmo que não consegue prever até que ponto a decisão irracional, os desejos específicos, ou até as características estéticas podem vir a pesar no processo de decisão.
Ou seja, é mais uma ferramenta!
Mesmo que muitas pessoas, em um primeiro momento, entendam que são mais alguns concorrentes no mercado.
Fontes: https://blog.loft.com.br/o-que-e-ibuyer/
https://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/02/14/50951-ibuyers-um-novo-negocio-para-agentes-imobiliarios#xts=582068&xtor=EPR-1062-%5Bnews_weekly_20220218%5D-20220218-%5Bm-01-titular-node_50951%5D-62026867820@3-%5B20220218122822%5D
Aviso:
Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.