Tempo médio de leitura: 8 minutos.
O hábito de 5 minutos que muda o seu dia. Você sabe qual é?
Hoje posso afirmar que existem 5 minutos que podem mudar o seu dia. Ou que talvez existam alguns grupos de 5 minutos que poderão mudar o seu dia. Vou explicar como isso acontece e como você pode implementar isso.
É engraçado como, na medida em que mudamos o ponto sobre o qual vislumbramos o nosso momento de vida, podemos mudar de opinião.
Em outras palavras, ao mudarmos o nosso ponto de vista, mudamos nosso jeito de ver as coisas.
“Tenho um sonho que vale mais do que o meu sono”. -Eric Thomas
Por muito tempo, meu ponto de vista era de que isso que você vai ler a seguir era uma bobagem dita por quem não tinha o que fazer.
Mas, como aquele ditado “o tempo é o senhor da razão”, com o passar do tempo comecei a ver a importância disso, a ler mais sobre o assunto e a compreender que esta prática me ajuda.
Então vamos lá.
SONHOS E RESULTADOS
É verdade que, para viver o nosso propósito neste mundo, temos de ter uma visão e um plano para realizar os nossos sonhos.
Para isso precisamos também de disciplina e de constância na execução de todas as ações que irão nos levar até os nossos objetivos e sonhos. Muitos autores representam a disciplina e a constância como um hábito. E, o hábito de 5 minutos que muda o seu dia, precisa desta disciplina e desta constância.
Em outras palavras, temos um local de chegada e um caminho a percorrer até chegar lá. E o estamos percorrendo!
Contudo é muito provável que, tenhamos que sacrificar algumas coisas para conseguir percorrer este(s) caminho(s). E uma destas coisas, ocasionalmente ou frequentemente, pode ser um pouco de sono.
A necessidade da entrega como um hábito
No entanto, a nossa cultura de “entregar resultados a qualquer custo” convenceu-nos de que isto significa escolher entre o sucesso e a qualidade de vida.
Por qualidade de vida entenda: saúde, família, felicidade e realização.
Alguns acreditam que esta mentalidade não é apenas imprecisa – na verdade, ameaça os nossos resultados e sabota o sucesso secretamente.
O stress, a ansiedade e a exaustão causados pela “necessidade de entregar” podem levar a mudanças de humor e de estado de espírito.
Além disso, os nossos processos lógicos de tomada de decisão e de forma de trabalho, fecham-se literalmente. E, ao fazerem isso, abrem-se as portas para a irritabilidade, a frustração, a raiva e a tristeza.
Em outras palavras, a parte primitiva do nosso cérebro – controlada pela emoção – toma conta e dita os nossos comportamentos, enquanto o nosso pensamento racional é colocado em pausa.
Conseguem ver como isto cria exatamente o oposto do sucesso pelo qual lutamos?
Embora o estigma continue a ser o de que os que não alcançam o sucesso esperado são preguiçosos ou desmotivados, esta crença é infundada.
Cada vez mais os avanços nas pesquisas no campo da neurociência revelam provas que vão contra tudo o que pensávamos saber sobre o sucesso.
Sabe-se agora que os períodos de descanso intencional impulsionam a nossa
- Energia produtiva
- Criatividade
- Pensamento inovador
- Capacidade de execução
- Mentalidade positiva
- Intuição
- Memória
OS SEVILHANOS TÊM RAZÃO
Querem saber um método específico que é especialmente eficaz? A sesta.
Lembro-me da minha surpresa quando estive pela primeira vez em Sevilha. Praticamente todo o comércio fecha entre as 14 e 17 horas.
É claro que nem todos fazem a siesta. Mas este é um dos motivos históricos deste horário de trabalho. Preservar a siesta!
Muitas vezes somos tentados a confiar no café como forma de recuperar a atenção ou a energia.
Porém, fazer uma pequena pausa quando nos sentimos lentos durante o dia de trabalho pode ser mais eficaz. A sesta tem demonstrado aumentar ainda mais a atenção e o estado de alerta do que a cafeína.
Breves períodos de descanso também neutralizam os efeitos de não conseguir dormir com qualidade suficiente durante a noite.
Além disso, a sesta torna-nos mesmo melhores solucionadores de problemas, o que conduz diretamente à inovação e à ação decisiva – duas marcas notáveis de sucesso.
Mas e eu lá tenho tempo para isso? Lembre-se do hábito
Finalmente, você pode estar com o seguinte pensamento:
– Tudo isto pareça ótimo, mas quem tem tempo ou flexibilidade para alguns minutos de sono durante o dia de trabalho? ~
Tem razão, muitos de nós não têm… mas adivinhe?
Adormecer não é necessário para sentir os benefícios restauradores do descanso do meio-dia!
ENTÃO, O QUE FAZER?
Experimente estas três ideias de “falso sono” como forma de aumentar a criatividade e a sua produtividade. Este pode ser o hábito de 5 minutos que muda o seu dia!
Estas três ideias são fáceis de encaixar mesmo nos horários mais ocupados. Por isso, defina um temporizador para cinco minutos e, desfrute.
1. Feche os olhos.
Mais de 50% da superfície do cérebro é dedicada ao processamento de informação visual. Ao fechar os olhos, você estará liberando-o desta tarefa.
Em outras palavras, de olhos fechados você não energia do seu cérebro. E, assim, ele descansa e se recupera do trabalho que você já deu a ele.
Logo, podemos explorar os processos inconscientes que nos ajudam a ligar-nos às nossas ideias inovadoras e a resolver problemas de forma mais eficiente, simplesmente através da diminuição da entrada visual.
Como fazer:
Crie um ambiente de sesta ou de relaxamento aconchegante, mas sem a expectativa de adormecer. Tirar essa pressão de precisar adormecer ajuda muito no processo de relaxamento e de descanso. Apenas feche os olhos.
Considere ouvir alguma música relaxante ou algum áudio de relaxamento para ajudar a abafar quaisquer ruídos que possam o distrair.
Permita que as suas pálpebras fechem suavemente, e repare em quaisquer pensamentos que surjam e que tentem lhe desviar do seu objetivo: relaxar por alguns instantes.
Conheço muitas pessoas que fazem isso dentro de seus carros. Outras simplesmente colocam seus fones de ouvido, cruzam os braços sobre a mesa e relaxam.
Um lembrete final: coloque seu telefone móvel no silencioso!
2. Sonhe acordado.
Quando criança, alguma vez foi repreendido por olhar sonhadoramente pela janela?
Os nossos pais e professores talvez já tenham pensado que uma mente errante pode ser um obstáculo no caminho do sucesso.
Porém, o que eles talvez não saibam, é que cada vez mais os investigadores em neurociência descobrem que os devaneios – aqui caracterizados como sonhos – realmente pontuam mais alto na escala da criatividade.
Por isso, dar tempo ao pensamento que flui livremente permite um desarranjo quase sem esforço da confusão de informação nas nossas mentes.
Assim, como os nossos músculos ganham flexibilidade através de alongamentos suaves, é mais provável que surjam novas ideias quando estamos relaxados.
Para melhores resultados, aborde a sua “sessão de sonho” com intenção:
– Deve ser capaz de notar quando se encontra neste estado e puxar-se para fora à vontade. Isto requer alguma prática.
Como fazer:
Escolha uma fotografia ou obra de arte que lhe pareça relaxante para olhar, talvez uma cena calma do oceano ou algumas flores contra um céu azul brilhante. (Nota: O azul é calmante; o laranja estimula a criatividade.)
Depois defina um temporizador durante cinco minutos.
Agora sente-se confortavelmente e olhe para a fotografia.
Deixe a sua mente vaguear enquanto mantém o foco na sensação que obtém da imagem, e mantenha uma caneta e um bloco de notas por perto para anotar quaisquer flashes de inspiração.
3. Respire.
O cérebro adulto, um mero 2% do peso corporal, mas é responsável por cerca de 20% do consumo de oxigénio.
Isto significa que o oxigénio é um combustível de que os nossos cérebros dependem fortemente para o planeamento, a tomada de decisões e o pensamento de ordem superior.
A simples respiração focalizada dá-nos um impulso de energia mental.
Também nos ajuda a relaxar nos nossos processos mentais inconscientes, apoiando a criatividade e produtividade através da ativação do nosso sistema nervoso parassimpático (responsável tanto pelo relaxamento mental como fisiológico).
Como fazer:
Em primeiro lugar, praticar a respiração diafragmática – puxar o ar para dentro da barriga em vez da parte superior do peito.
Coloque uma mão sobre o seu coração e a outra sobre o seu abdómen enquanto inspira. Quando a mão inferior se eleva durante a inalação e a superior não, sabe que está a trazer o ar completamente para o seu diafragma.
Em seguida, respirando apenas pelo nariz, inspire para uma contagem de quatro… segure para uma contagem de quatro… expire para uma contagem de quatro… e segure novamente para uma contagem de quatro. Repetir esta sequência durante 2 a 5 minutos.
MINDFULNESS PODE SER O SEU HÁBITO
Derivado da meditação budista, o mindfulness tem como principal conceito a ideia de viver plenamente e de forma consciente o momento presente.
Para tanto ele se fundamenta naquilo que você faz durante o dia todo, todos os dias: sua respiração! Também este pode ser o hábito de 5 minutos que muda o seu dia! Veja como é simples: respirar bem!
O princípio básico é que, através da respiração consciente e controlada, você conseguirá uma maior concentração e, consequentemente, maior foco nos seus pensamentos, sentimentos e percepções do seu momento, e daquilo que está a acontecer neste momento.
Como principais benefícios do Mindfulness podemos apontar:
1. Torna o pensamento mais positivo
Alguns estudos provaram que a prática do mindfulness ajuda a contrariar a perpetuação de pensamentos negativos e estados depressivos.
2. Reduz o stress e a ansiedade
De acordo com algumas pesquisas, terapias com base no mindfulness podem ser úteis na alteração de processos afetivos e cognitivos que fundamentam problemas clínicos como o stress e a ansiedade.
3. Reforça a capacidade de memória
O hábito da meditação e mindfulness exercita positivamente a capacidade de memória, conclui um estudo.
4. Potencializa o foco
A prática da atenção plena está diretamente correlacionada com a flexibilidade cognitiva e o funcionamento assertivo da atenção.
5. Aumenta a ponderação
Um estudo concluiu que o mindfulness pode diminuir a reatividade emocional e ajuda a libertar de imagens emocionalmente perturbadoras, permitindo uma melhor capacidade cognitiva.
6. Cresce a flexibilidade cognitiva
Uma pesquisa sublinhou que os praticantes de atenção plena desenvolvem a habilidade de auto-observação. Esta capacidade contribui para uma maior relevância do momento presente.
7. Contribui para fortalecer as relações
Praticar mindfulness aumenta a consciencialização interpessoal e ajuda a ultrapassar e a reagir melhor ao stress dos relacionamentos e a comunicar melhor as emoções com o parceiro.
8. Protege o organismo
O hábito de seguir o mindfulness ajuda a equilibrar a pressão arterial, a reduzir o nível de açúcar no sangue e a proteger a saúde cardíaca.
Como fazer, ou melhor como implementar este hábito de 5 minutos que muda o seu dia
CONCLUSÃO
A neurociência aponta que é possível utilizar estas técnicas como uma forma de chegar a soluções intuitivas através da mente subconsciente.
Ou, simplificando, ter um cérebro mais descansado apenas implementando o hábito de 5 minutos que muda o seu dia.
Ao utilizar algumas técnicas, como a respiração consciente, o nosso cérebro é capaz de separar a informação e remontá-la, como peças de um quebra cabeças (puzzle), de uma forma que a nossa mente consciente por si só não consegue.
Contudo você pode considerar estas informações irrelevantes. Para este argumento, a ciência tem muitas explicações e artigos que comprovam a eficácia destes minutos de relaxamento ou de meditação ao longo de cada dia.
Porém, você ainda pode entender que não tem tempo para implementar estes 5 minutos de meditação ou de respiração controlada.
Você não tem tempo para implementar o hábito de 5 minutos que muda o seu dia? Sério?
Mas eu lhe pergunto: você NÃO PODE SE DOAR 5 MINUTOS do seu dia para MELHORAR A SUA QUALIDADE DE VIDA?
Tente e experimente!
Então faço o convite: EXPERIMENTE.
Inclua 5 minutos de respiração controlada ou de meditação em sua vida! Faça isso por uma semana e avalie se foi um tempo perdido ou se lhe ajudou a, pelo menos, respirar melhor.
E, então, lhe convido para uma ação maior: e se fizéssemos disto uma prática comum?
E se, em vez de ficarmos felizes com aquela sensação de estarmos sempre produzindo já que estamos ocupados, fizéssemos uma pausa suficiente para nos sintonizarmos com os nossos níveis mais profundos de consciência?
Talvez assim compreenderíamos que não temos de trocar os nossos sonhos por um descanso restaurador.
Na verdade, quando nos damos o espaço para relaxar, damos poder às nossas mentes para nos alinharmos com os nossos sonhos.
E é aí que podemos atingir um nível de sucesso que a cultura da agitação não consegue igualar.
Aviso:
Este texto foi adaptado a partir do original https://www.entrepreneur.com/article/379064 publicado em entrepeneur.com. Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.