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Você é um Consultor Imobiliário estressado?
Constantemente você pensa nestas palavras: Workaholic, Burnout, Trabalho duro, Luta, Vencer, Superar, Desafios?
Frequentemente você mistura sua vida privada com sua vida profissional?
Assim, você costuma priorizar a carreira e viver o mercado imobiliário 24 horas por dia, 7 dias por semana?
Afinal, como será que o Consultor Imobiliário lida com o stress?
Algumas destas palavras entraram na vida das pessoas como um mantra a ser seguido.
Tenho certeza que você conhece algum Consultor Imobiliário que se orgulha por trabalhar 12 ou mais horas por dia. Trabalhar 7 dias por semana. Estar sempre disponível.
E, com certeza, você conhece algum Consultor Imobiliário que anda estressado!
Este é um caminho quase sem volta para o stress provocado pelo trabalho. Ou melhor, provocado pela falta de organização no trabalho. E por todas as consequências mais ou menos perigosas deste stress.
Por isso, vamos falar sobre este assunto!
O que você vai ver aqui:
1. POR QUE O STRESS É INIMIGO DO CONSULTOR IMOBILIÁRIO.
2. APRENDA A CONHECER OS SINAIS.
3. AVALIE COMO O AMBIENTE LHE IMPACTA
4. O IMPACTO DA TECNOLOGIA SOBRE O SEU STRESS.
1. POR QUE O STRESS É INIMIGO DO CONSULTOR IMOBILIÁRIO.
Definidamente, em tempos pós pandemia readaptamos a novas formas de trabalhar e de atuar. Incorporamos as reuniões via zoom, as visitas virtuais, o e-learning.
Porém, ficamos horas em home office em reuniões improdutivas e em tarefas intermináveis enquanto nossos familiares ficam à nossa volta querendo a nossa atenção e tempo.
Bem como, perdemos horas no trânsito, no transporte público, no caminho de casa ou do trabalho sempre conectados “a apagar algum incêndio”.
Por fim, achamos que, se não dermos uma resposta imediata a todas as demanda, seremos considerados lentos, incompetentes ou desleixados. Porém, levamos 30 minutos trocando mensagens no whatsapp quando poderíamos resolver em 5 minutos se ligássemos para a pessoa em questão. Vai entender.
Enfim, abrimos mão de horas de lazer porque o que nos satisfaz é aquela sensação de dever cumprido e de trabalho realizado.
Ritmo de vida acelerado!
Reduzimos nosso tempo de férias para o mínimo possível. Compramos pela internet daqueles fornecedores que nos entregam em 24 horas. Como assim 24 horas? Quero receber em 1 hora! Quem demora mais do que isso não serve para nos fornecer.
Aceleramos a vida em uma tal medida que um vídeo de mais de 3 minutos não prende a nossa atenção, mas uma reunião de horas prende o nosso tempo e trava nosso dia.
Muitas vezes, nestas reuniões estamos apenas de corpo presente. Nossa mente está em outro lugar e em outras atividades: trocamos mensagens, enviamos e-mails, compramos, vendemos, negociamos, contratamos, agendamos, reagendamos, tomamos decisões… ufa! Chega!
Agimos assim até que…
Até que um dia as pessoas notam que seu comportamento mudou, seu humor mudou, seu corpo mudou, suas prioridades mudaram, sua vida mudou, isto se ainda tiver uma vida. E a mudança, pode acreditar, dificilmente foi para melhor.
Você mesmo percebe que chega ao final do dia em exaustão: o seu corpo dói; a sua atenção diminui; você se sente mentalmente exausto; a paciência esta no limite e a energia se esgotou.
Alguns estudos afirmam que
Os empregos estressantes contribuem para 120.000 mortes por ano e custam às empresas americanas até 190 bilhões de dólares em custos de saúde, de acordo com um documento de 2016 de investigadores da Harvard Business School e da Stanford University’s Graduate School of Business.
E o stress não é apenas uma degradação paralisante dos profissionais. O estudo concluiu que “os trabalhadores com menos educação são mais propensos a aceitar empregos com mais stress no local de trabalho, tais como os que envolvem trabalho por turnos, despedimentos frequentes, ou que exigem longas horas de trabalho”.
Em outro estudo, mais de quatro em cada dez adultos trabalhadores (44%) dizem que o seu emprego atual tem um impacto na sua saúde global, e 43% afirmam que o seu emprego tem um impacto negativo nos seus níveis de stress.
Quer tenham 21 ou 81 anos, os trabalhadores americanos – acredito que se pesquisassem em outros países o resultado seria idêntico – relatam níveis de stress mais elevados, uma vez que muitos não estão dispostos a tirar férias, preocupados com a segurança do emprego ou simplesmente a tentar acompanhar as exigências de um mundo do trabalho 24/7.
“O esgotamento é principalmente causado por fatores sistêmicos nos locais de trabalho. Os empregos que colocam mais pressão sobre as pessoas, sem apoio ou feedback útil, têm mais probabilidades de ver surgir o burnout nos colaboradores.”
Dr. Adia Gooden
Consultor Imobiliário estressado!
Apesar de não termos nenhum estudo específico sobre como o Consultor Imobiliário gere o seu estress, acredito que o Dr. Gooden pode nos dar algumas sugestões sobre como detectar o esgotamento causado pelo stress antes que cause danos graves e nos dar algumas dicas sobre como lidar com isso.
Respire fundo, e continue a ler.
2. APRENDA A CONHECER OS SINAIS.
Preste muita atenção nisto: reconhecer que existe um problema é o primeiro passo para o resolver.
Alguns dos sinais comuns de esgotamento são sentimentos constantes de irritabilidade e frustração no trabalho.
Para além dos resmungos e queixas normais sobre uma carga de trabalho pesada ou um colega de trabalho incômodo, o verdadeiro esgotamento começa a aparecer quando você se irrita com pedidos que estão relacionados com o seu trabalho, em outras palavras, você está “de saco cheio com aquilo tudo e com aquelas pessoas”.
As pesquisas mostram que o esgotamento tem três dimensões:
Exaustão emocional:
Sentir-se esgotado e desgastado física e mentalmente. Pode ter dificuldade em dormir, adoecer frequentemente, e ficar irritado com muita facilidade.
Despersonalização:
Quando a pessoa sentie-se alienada e desconectada tanto do trabalho quanto das outras pessoas no seu trabalho.
Realização pessoal reduzida:
Também conhecida como a “síndrome do impostor”. Sentir-se apático e perder a confiança em si próprio e nas suas capacidades no trabalho.
Então, se você acha que não é um Consultor Imobiliário estressado, verifique como está o seu comportamento dentro da Agência ou com os seus Colegas, sejam eles Consultores ou não.
Se for o caso, marque uma conversa com aqueles em que você confia e peça um feedback. Em uma convesa sincera e aberta você poderá identificar pontos em comum com outro Consultor Imobiliário e como vocês estão em relação ao trabalho e como vocês gerenciam o stress (ou podem passar a gerenciar).
3. AVALIE COMO O AMBIENTE LHE IMPACTA.
Existem fatores ambientais que podem exacerbar o stress e contribuir para o esgotamento. E o mercado imobiliário pode ser “rico” nestes fatores. Logo, podemos afirmar que existem muitos Consultores Imobiliários que andam estressados.
Trabalhadores que relatam a percepção de ter pouco controle sobre o ambiente mas muitas exigências em relação ao trabalho e ao desempenho, dão indícios de associação com o aumento das taxas de ataque cardíaco, hipertensão, obesidade dentre outras perturbações.
“Expectativas pouco claras quanto à produtividade e quanto aos resultados do trabalho além de avaliações inconsistentes também conduzem à ansiedade e ao stress”, insiste o Dr. Gooden.
“Além disso, quando os trabalhadores não têm ingerência direta sobre o seu trabalho e sobre os processos de tomada de decisão que os afetam, isto pode aumentar o stress e o esgotamento”.
Consultor Imobiliário estressado.
Veja que estas são algumas características que vemos no mercado imobiliário. Você, Consultor Imobiliário, com certeza já deve ter perdido um negócio tido como certo ou um cliente que disse que iria comprar com você, mas desistiu na última hora.
Já deve ter presenciado situações onde você foi usado por um colega consultor imobiliário ou por algum cliente que tentou tirar vantagem do seu posicionamento. Já deve ter sentido “na pele” a dor de trabalhar vários negócios ao mesmo tempo, ter várias expectativas conflitantes e apenas alguns negócios serem concretizados.
O fatores ambientais são aqueles fatores que você, Consultor Imobiliário, não tem como controlar. Você não controla a agenda do cliente, a motivação para comprar ou vender, as condições financeiras, a economia, os seus concorrentes leais ou não, o lançamento de imóveis, as taxas de juros e outras movimentações de mercado.
E isto pode tornar você um Consultor Imobiliário estressado. Mas veja:
Você não controla, mas pode administrar como vai trabalhar com o impacto destes fatores no seu dia a dia de trabalho no mercado imobiliário. Todos os Consultores Imobiliários devem gerenciar este stress para evitar o esgotamento.
4. O IMPACTO DA TECNOLOGIA SOBRE O SEU STRESS.
Desconectar-se ou desligar-se da tecnologia tem sido um tópico de tendência entre os terapeutas do local de trabalho, mas são poucas as pessoas que conseguem realizar.
“Cuidamos melhor dos nossos smartphones do que nós próprios”, disse Arianna Huffington num evento da Glassdoor no ano passado. “Falo por experiência própria Desmaiei devido ao esgotamento do sono em 2007, quando acordei no hospital, perguntei-me a mim própria: É este o aspecto do sucesso?”
O Dr. Gooden concorda e sugere que aqueles profissionais que se sentem à beira do esgotamento precisam repensar seriamente as suas interações com a tecnologia, principalmente com os smartphones e outros gadgets de “produtividade”.
O que fazer?
Não estabelecer limites em torno do seu trabalho ou estar num ambiente de trabalho que desencoraje limites pode certamente levar ao esgotamento e é, em última análise, prejudicial para os funcionários e para as organizações para as quais trabalham.
Quando você SENTE que DEVE estar SEMPRE pronto para responder a um e-mail, ou a uma mensagem do “whats” ou atender a uma chamada de trabalho, você está por acabar com a possibilidade de relaxar durante o seu tempo fora do “escritório”.
Muitos Consultores Imobiliários não colocam limites de tempo no seu trabalho e, por isso, acabam por trabalhar em um regime de 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por isso são Consultores Imobiliários estressados.
Porém, fazer pausas no trabalho, incluindo as horas em que desconectamos da tecnologia (telefone, e-mail, whatsapp, redes sociais, sites do imobiliário, etc.), dá-nos espaço para descansar e recarregar o nível de energia. E descansar a cabeça!
Estas pausas permitem-nos ser trabalhadores mais eficazes quando regressamos ao trabalho, aponta o Dr. Gooden.
5. OS EXERCÍCIOS SÓ AJUDAM.
Uma das sugestões para as pessoas em depressão, ansiedade, esgotamento ou stress é fazer exercícios físicos. No entanto, essa solução não é para todos. Muitas pessoas acham que não têm condições de reservar algum tempo do seu dia para realizar exercícios.
Então vamos mudar o nome de exercícios para AUTOCUIDADO.
“É importante que as pessoas encontrem atividades de autocuidado que funcionem para elas e que possam incorporar regularmente nos seus horários diários ou semanais”
Dr. Adia Gooden
“Envolver-se num autocuidado consistente, que envolve comer alimentos saudáveis regularmente, dormir o suficiente (7-8 horas), reservar um tempo para si e para conectar-se com as pessoas queridas, e fazer exercício, é algo que pode ajudar a prevenir e a resolver o esgotamento provocado pelo stress”.
O que fazer?
Um dos benefícios da profissão de Consultor Imobiliário é que você pode controlar a sua agenda. Pode incluir a gestão do stress nesta agenda. Então, ao fazer o seu plano de trabalho semanal ou diário, você deve incluir algumas pausas para gerenciar seu nível de stress.
Você, Consultor Imobiliário estressado, deve incluir uma rotina de exercícios físicos em seu dia a dia.
Por exemplo: imagine que você tem um dia de visitas com clientes compradores. Você poderá planejar algum espaço de tempo entre uma visita e outra e parar para um café.
Ou parar para contemplar o mar, por alguns minutos, longe do seu telefone. Ou simplesmente ir para uma praça e sentar por alguns minutos “a olhar para o nada”.
Algumas pessoas incluem alguns minutos de meditação ou de controle da respiração. Você não faz ideia, ainda, de como estas “pequenas paradas” durante o dia vão lhe ajudar a recarregar e a dar um “refresh” no seu cérebro e no seu corpo.
6. FALAR É IMPORTANTE.
Em algumas empresas o “burnout” dos funcionários precisa ser comunicada aos “chefes”, mas de uma forma cuidadosa e, principalmente, como um feedback que aponte que algo de errado está acontecendo na organização. E que isto está impactando as pessoas que nela trabalham.
O Consultor Imobiliário estressado, ao sentir que o stress está a prejudicar o trabalho deve conversar com seu gestor!
“Ao falar com um gerente sobre burnout, as pessoas devem destacar o seu empenho no trabalho e o seu desejo de trabalhar de forma eficaz e eficiente”, diz o Dr. Gooden.
A seguir, algumas medidas precisam ser tomadas em conjunto como, por exemplo, não responder a e-mails fora do horário de trabalho, respeitar o trabalho de almoço, não permitir o acesso aos sistemas da empresa fora do horário de expediente, limitar as viagens para o período de trabalho, programar pausas de relaxamento durante o dia, etc.
7. PROCURE AJUDA.
Ao sentir alguns dos problemas que impactam na sua qualidade de vida ou que aumentam o seu estresse, você deve procurar ajuda.
A pior coisa que você pode fazer é ignorar o que sente. A segunda pior coisa é tentar resolver sem buscar ajuda.
“Ter dificuldade em dormir ou dormir demais, ter dificuldade em sair da cama de manhã e em se envolver no funcionamento diário, sentir-se desesperado, triste e/ou não gostar mais das coisas, ter dores de cabeça e desatenção são todos sintomas de stress ou depressão.” afirma do Dr. Gooden.
“Além disso, preocupar-se o tempo todo, pensar o tempo todo sem descanso, ter o seu coração acelerado, ter problemas de estômago, e dificuldade de concentração são sinais de ansiedade” ele continua.
Se esses sintomas soarem familiares, a recomendação do Dr. Gooden é esta: “considere marcar uma consulta com um psicoterapeuta ou um médico.”
Finalizando…
Finalizando o Dr. Gooden afirma que uma das melhores formas de prevenir o esgotamento é “tirar tempo para refletir, descansar e voltar a conectar-se com o seu propósito”.
Afaste-se da loucura da semana de trabalho 24/7 e respire fundo. Faça um balanço de como se sente e de como quer sentir, repito: faça-um-balanço-de-como-se-sente-e-de-como-quer-se-sentir. Se o resultado não for do seu agrado, comece a agir.
Tome medidas para conquista um melhor equilíbrio entre o seu trabalho, sua carreira de Consultor Imobiliário e sua vida fora dela. Equilíbrio é a chave para gerenciar seu stress.
CONCLUSÃO
Como Consultor Imobiliário, você tem uma carreira no mercado para construir e crescer. Para ter sucesso na carreira, precisa entender e atender as expectativas dos seus clientes, da empresa e, é claro as suas expectativas.
Mas, você sabe que o Mercado Imobiliário pode conter muitos fatores que você, Consultor, não controla.
Então, você precisa saber como trabalhar com todos estes fatores controláveis e não controláveis que, se não bem gerenciados, podem levar ao stress e ao esgotamento. O primeiro passo é questionar-se sobre o assunto. E, depois, tomar algumas atitudes.
Algumas destas atitudes você viu neste artigo. Coloque-as em prática no seu dia a dia!
E sugiro que você avance um pouco mais nesta gestão do stress que a carreira de Consultor Imobiliário!
Não se transforme em um Consultor Imobiliário estressado!
Qualidade de vida e equilíbrio devem fazer parte da sua definição de SUCESSO!
Bom trabalho!
Aviso:
Este texto foi adaptado a partir do original “how-to-spot-burnout” publicado em glassdoor.com. Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.