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Será que a Chilli Beans ensina você a pensar, agir e a viver melhor?
Fundador da Chilli Beans e da Ótica Chilli Beans.
Apaixonado por gente, música e arte, fui pioneiro na inclusão da cultura pop e no acesso ao mercado ótico.
Além de comandar as duas marcas, ajudo outros empreendedores a contarem as histórias das suas marcas com palestras pelo país.
Como um dos tubarões no Shark Tank Brasil, estou sempre de olho em empreendedores com brilho nos olhos.
Esta é a apresentação de Caito Maia no seu Linkedin.
Aliás, se você ainda não viu o meu perfil, ele é este aqui.
Ele postou o texto a seguir e decidi colocá-lo aqui. Alguns pontos foram grifados por mim porque os achei muito importantes.
Aqui vai o texto…
O TEXTO
Pessoal, quem me vê hoje me dia, com sucesso nos negócios, às vezes não sabe como tudo começou.
Eu comecei com uma mochila. Era tudo que eu tinha. Ia pra fora do Brasil buscar óculos escuros e trazer par cá. Comecei revendendo pros amigos, eles gostaram. Pediam mais. Depois, forneci para algumas marcas e lojas.
No começo deu super certo, mas aí eu quebrei. Tinha pouco conhecimento em administração, faltou capital de giro, vendi mais do que podia entregar. Mas eu nunca desisti. Sabia o que queria e que podia mais.
Comecei tudo novo, busquei mais óculos, coloquei no porta-malas de carro e vendia na praia, no litoral de SP.
A primeira experiência com loja e marca veio no Mercado Mundo Mix, uma feira que marcou época nos anos 90. Lá nasceu a Chilli Beans que muita gente conhece hoje. Rodamos o país com esse evento, que fervilhava de criatividade, inovação e inspiração.
Vender Histórias
Entendi com essa experiência toda que, mais que óculos – um acessório, eu vendia histórias. E vendia a minha marca.
Ao envolver o público com design, criatividade e energia, a Chilli Beans virou sinônimo de óculos escuros, sinônimo de estilo.
E, ao oferecer uma experiência diferente de compra, onde o cliente podia pegar nos modelos, experimentar à vontade, com todo suporte e simpatia dos vendedores, a Chilli Beans decolou.
Eu nunca imaginei que ia chegar a ter a maior marca de óculos da América Latina.
Mas sabia que queria crescer.
No processo, acertei e errei.
E aprendi.
Nessa jornada, o meu sonho foi ficando cada vez maior.
Então, qual o meu ponto? Eu sempre digo pra pessoas:
sonhar alto dá o mesmo trabalho que sonhar baixo…então pega “a sua mochila” e vai fundo!
E você?
Tem um sonho?
Me conta qual é e o que você tá fazendo pra ele virar realidade?
O que eu penso sobre isso…
Julgamento
Muitas pessoas o “julgam” pela fotografia atual, mas não sabem o que você passou para chegar até aqui. O quanto trabalhou, estudou, abriu mão de diversão, família, ou outras coisas. Não sabem quanto você se envolveu, quanto errou e acertou. Não sabem o que você construiu ou perdeu. Então, se você se importa com este tipo de julgamento, pare de se importar!
Ideia
Ele teve uma ideia e … começou! Parece simples, mas muitas pessoas têm ideias e têm vontade de começar. Mas não começam! Seja por falta de coragem, por aversão ao risco, por não terem tempo, por não terem dinheiro ou por não terem vontade de começar.
Erro
Ele quebrou! Faz parte. Ele errou e o erro faz parte. Você pode ser demitido, a empresa pode fechar, seu cargo pode ser extinto. Algumas coisas não estão no seu controle. Outras estão sob o seu controle. Então muitas vezes você pode errar. Mas erre barato, conserte rápido e aprenda com o erro!
Recomeço
Começou de novo, tudo novo. Se você não aprender com seus erros, você irá repeti-los. Então não repita os erros. “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.” (essa frase não é do Einstein e não consegui achar a fonte confiável)
Marca e histórias
Vender histórias, marcar as pessoas. A chance de você marcar seus clientes através das histórias “que seus produtos contam” ou “que você conta” é muito maior do que simplesmente pelo produto em si. E isso vale para serviços também. Qual a história que você conta? Qual a experiência que você entrega para seus clientes? O que seus clientes pensam e sentem sobre você?
Objetivo
Sabia que queria crescer. Não foi o objetivo claro que o levou até lá. Mas saber o destino final ajuda a escolher os caminhos e a levantar a bunda da cadeira e começar a caminhar. O objetivo dele era claro: crescer e crescer. E, para que isso acontecesse, ele precisou trabalhar e trabalhar bem.
Teste
Acertei, errei e aprendi. O culto ao erro está muito na moda. Se colocado fora do contexto é uma grande bobagem. Se você trocar a palavra erro por teste, fica mais claro. Faça, teste, aceite que o erro faz parte do processo. Mas APRENDA com seus erros. As palavras chave aqui são: Teste e Aprenda. Aprenda com seus erros e com seus acertos!
Sonho
Sonho: o sonho é aquele objetivo quase intangível, inalcançável. A partir do sonho você determina seus objetivos, suas metas e seus planos. Para chegar nos seu sonho você levanta da cama todos os dias com motivação. Tenha um sonho. Ou vários sonhos. E trabalhe por eles.
E você, o que você pensa sobre isso?
COMENTE!
Aviso:
Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.