Tempo médio de leitura: 05 minutos
A tecnologia vai acabar com a função de Consultor Imobiliário? Provavelmente a sua resposta para a pergunta é NÃO! Mas, por favor, releia a pergunta:
– A tecnologia vai acabar com a função de Consultor Imobiliário?
Antes de responder pense nisso: quantas atividades foram eliminadas ou substituídas pela tecnologia?
Quantos negócios desapareceram ou precisaram se reinventar em função dos avanços tecnológicos? Você tem uma loja de discos de vinil? Ou será que você é taxista? Seu restaurante não faz delivery? Conhece algum vendedor de enciclopédias?
Então, será que o seu negócio como Consultor Imobiliário vai desaparecer com os avanços da tecnologia, principalmente com a Inteligência Artificial?
Vamos dar uma olhada em alguma das tendências atuais.
A busca pela personalização em massa.
A possibilidade de acessar a uma vasta quantidade de informações dispersas e, a partir disso, gerar análises e projeções mais assertivas é uma realidade.
Os avanços da Inteligência Artificial e a disponibilização de bases de dados cada vez maiores possibilitam identificar e aprender com maior velocidade as nuances do mercado.
Mais do que produtos, podemos compreender cada vez mais o que pensam e como agem os Clientes ou os diferentes perfis de clientes, também conhecidos por avatares ou personas. E, a partir disso, podemos customizar ou personalizar a forma e o conteúdo.
E, dentro desta comunicação, teremos as recomendações, as avaliações de produto e de mercado, a análise de tendências, as projeções financeiras, a previsão ou sugestão de precificação, as sugestões de negócio e até as simulações para cada cenário de negociação.
O que os olhos veem é o que importa.
Grande parte das informações que absorvemos atualmente são visuais. Porém, estamos sujeitos a uma sobrecarga destas informações.
Chamar a atenção e se destacar neste mar de informações é fundamental.
Vídeos de apresentação; Imersões em realidade aumentada; O uso da realidade virtual; Passeios virtuais pelo imóvel e pelas redondezas; Mapas interativos; Simulações de diferentes estilos de vida ou decoração são algumas das ferramentas que podem ser trabalhadas.
As gravações em vídeo da parte interna e externa, mesmo aquelas com drones, não bastam mais.
Saiba que você tem 3 SEGUNDOS para captar a atenção de uma pessoa e mais 12 SEGUNDOS para “convencer” a pessoa a assistir o seu vídeo até o fim. Ou seja, para que a sua comunicação seja eficaz você precisa superar estas duas barreiras que somam 15 SEGUNDOS.
Se em 15 SEGUNDOS você não conseguiu prender a atenção da pessoa, ela não continuará a ver o seu anúncio.
Por isso, vídeos curtos e atrativos devem fazer parte da sua estratégia de comunicação no digital. Não fique apenas com o site da sua imobiliária e pense na sua estratégia digital.
Por isso a escolha das imagens e, principalmente da primeira fotografia ou dos primeiros segundos do vídeo é fundamental. Isto é muito importante! Tenha um critério de escolha com base nisso: chamar a atenção de quem está procurando um imóvel.
Se você considera que a sua estratégia digital é apenas os sites do mercado imobiliário você precisa se destacar e chamar a atenção por lá também.
Escolha bem as fotos, os vídeos, as imagens, o contexto.
Conte uma história.
Você não está apenas mediando a compra ou venda de um imóvel. Você trabalha para solucionar um – ou mais – problema que seus Clientes demonstram ter.
Tudo o que você faz deve estar relacionado a isso. Por isso, transforme o seu trabalho em uma história.
Em outras palavras, tudo o que você faz deve contar uma história integrada e alinhada.
Por exemplo, a pesquisa por imóveis para um cliente comprador deve atender determinados critérios de busca como a proximidade de uma escola para os filhos.
A partir deste critério, importante para o seu cliente comprador, você pode criar uma história de como aquela escola próximo ao imóvel xpto apresenta grandes índices de aprovação no ensino superior; que a escola propicia diversas facilidades para os pais; que tem convênio com esportes etc.
Você pode falar isso para o Cliente; pode colocar no anúncio; pode fazer alguns pequenos vídeos falando sobre isso e postar nas redes; pode…
Se você se sente à vontade pode ainda produzir conteúdo para quem deseja vender a casa, ou para quem vai comprar o primeiro imóvel; para quem está mudando de cidade; …
Pense que você está solucionado problemas. Isso vai mudar a forma de ver e fazer as coisas.
Além disso.
Podemos ter ainda como tendência ou realidades bem próximas as campanhas de tráfego pago hiper geolocalizadas que permitem aos profissionais promoverem os imóveis ou os seus serviços imobiliários para um público dentro de determinada localizado.
A humanização do atendimento.
Porém, em uma era de automatização e de acesso remoto, a humanização do atendimento ao cliente assume um papel importante: criar a conexão com o Cliente. E, para isso estamos enfatizando a importância da velocidade nas respostas, da personalização dos contatos, da precisão das informações e, principalmente, de saber ouvir aquilo que o cliente tem a dizer.
Você é uma marca.
Outro ponto importante: você, Consultor Imobiliário, precisa se enxergar e se perceber como um negócio!
E, como todo negócio ou empresa, você é uma marca que precisa ser trabalhada. Cada vez mais as pessoas, os Consultores Imobiliários, precisam se perceber como uma MARCA.
Mas o que é uma Marca? De uma forma bem simples, “Marca é aquilo que marca!”. Ou, em outras palavras, a sua “marca” e a marca que você deixa nos seus clientes. É o quanto eles confiam em você. São as recomendações que seus clientes fazem para outras pessoas. Ou os sucessivos negócios que eles fazem com você.
A forma como seus clientes enxergam o seu trabalho e a sua pessoa, é a marca que você deixa neles. É a sua MARCA PESSOAL.
Sobre trabalhar a marca no já falamos um pouco. Mas, e no analógico?
Antes, por favor, releia a pergunta e a coloque dentro do nosso contexto:
– A tecnologia vai acabar com a função de Consultor Imobiliário?
O networking inteligente.
Praticar o networking inteligente é fundamental para a construção de uma MARCA. Junte-se a grupos profissionais, fóruns online, grupo de informações e associações do setor imobiliário. Com isso você irá criar laços que, além de aumentar o seu conhecimento, poderão se transformar em parcerias futuras.
Vá para a rua. Converse com as pessoas.
Vá para a rua e converse com as pessoas. Não faça as suas pesquisas apenas na internet ou no computador. A pesquisa de campo irá lhe dar uma outra visão do seu mercado, dos produtos e dos Clientes.
Trabalhe para ser recomendado.
Repare que não falei do trabalho de excelência que você presta para os seus Clientes. Isto porque você sabe que um excelente trabalho gera recomendações. E deve saber também que mais de 80% dos negócios são gerados através de recomendações.
E mais
Se você está iniciando no mercado imobiliário, você precisará construir uma carteira de clientes. E isso leva tempo. Por isso, persevere, insista e trabalhe para prestar um serviço de excelência.
Ao fazer isso, você chegará a um segundo degrau nesta carreira. Um Consultor que recebe indicações. Você passa a ter uma carteira de clientes. Mas, não pense que você pode relaxar na qualidade do serviço que você presta.
Pelo contrário, quanto maior a quantidade de pessoas que lhe indicam, maior a sua responsabilidade em prestar um serviço de excelência.
Estas são apenas algumas abordagens que, combinadas, lhe ajudarão a não apenas acompanhar o mercado, mas também a antecipar as tendências que moldarão o futuro do mercado imobiliário.
Bom trabalho!
OBSERVAÇÕES:
Saiba mais em nossas outras publicações PHDonassolo Consultoria e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.
Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico. Ref.: SCI_022