Tempo médio de leitura: 3 minutos
Você sabe qual é a maior mentira contada sobre vendas?
Ou qual é o maior mito sobre as vendas e os vendedores?
Sempre que faço estas perguntas, tanto para profissionais de vendas quanto para alunos e formandos, recebo as mais diversas respostas.
Veja bem: isso acontece porque existem muitos estereótipos “colados” à atividade de Vendas. E, obviamente, quem trabalha em vendas sofre com estes esteriótipos.
Por exemplo, alguns adjetivos utilizados para rotular os vendedores – e Consultores Imobiliários: negociadores, falantes, enganadores, enroladores, complicados, exploradores, interesseiros, falcatruas, desinteressados, …
Mas, para mim, a maior mentira contada sobre as vendas e sobre os vendedores é:
“Bom vendedor é aquele que fala muito.”
Talvez você já tenha ouvido algumas daquelas tias simpáticas dizer: “essa criança fala muito. Quando crescer vai ser político, advogado ou vendedor”.
Mentira: Falar muito é bom!
Infelizmente, muitas pessoas acreditam que “falar muito ou falar bem” é uma das principais habilidades que um Vendedor deve ter. E, então, relacionam as seguintes habilidades: apresentar, demonstrar, convencer, ser simpático e ser carismático são características de pessoas de sucesso.
Mas, será?
Veja bem, não podemos desprezar estas habilidades! Contudo elas não são as mais importantes.
Comunicar é muito bom
Primeiramente, quero deixar claro que é óbvio que saber falar é importante. Mas é apenas uma parte do processo de COMUNICAR algo para alguém.
Desta forma, podemos imaginar a COMUNICAÇÃO como uma ponte com duas vias. Uma vai (aquilo que você diz) e outra vem (aquilo que a outra pessoa diz).
Para que o PROCESSO de COMUNCIAÇÃO aconteça da melhor forma, as duas vias precisam estar desimpedidas e permitir que as informações circulem da forma adequada.
Em outras palavras: para que o PROCESSO de COMUNICAÇÃO ou para que a COMUNICAÇÃO aconteça, tanto você quanto a pessoa com quem você está a conversar precisam conseguir:
- falar,
- ouvir,
- compreender,
- ser compreendidas.
Gosto muito da frase:
A NATUREZA NOS DEU DUAS ORELHAS E
SÓ UMA BOCA PARA QUE POSSAMOS OUVIR MAIS DO QUE FALAMOS.
Sabedoria popular
Então, ao conversar com outras pessoas
- FALE MENOS
- FAÇA PERGUNTAS
- DEIXE AS PESSOAS FALAREM
- OUÇA E COMPREENDA AS RESPOSTAS
- CONTROLE A SUA ANSIEDADE
- FALAR MENOS E OUVIR MAIS É O QUE VOCÊ DEVE FAZER
Se você acredita que isso é bobagem ou que não tem nada a ver, leia as frases a seguir.
Talvez elas ajudem a mudar a sua ideia.
Quem fala menos, ouve melhor.
Quem ouve melhor, aprende mais.
Chico Xavier
Falar é uma necessidade. Escutar é uma arte.
Goethe
Escutas e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.
Pitágoras
Falar é prata, ouvir é ouro.
Provérbio árabe
Agora é com você:

A prática constante leva à evolução.
Observações:
Saiba mais em nossas outras publicações PHDonassolo Consultoria e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.
Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico. Ref.: SCI_011