Você já sentiu aquele desconforto só de pensar em gravar um vídeo, aparecer nos stories ou puxar conversa com um cliente? Você quer saber como vencer o medo de se expor e vender?
À primeira vista, pode até parecer que você é o único que passa por isso, mas a verdade é que esse desafio é muito comum.
Por isso, hoje vamos falar sobre como vencer o medo de se expor e vender, uma das barreiras que mais travam corretores e consultores imobiliários.
Antes de mais nada, por que temos medo de nos expor?
O medo de se expor está diretamente ligado ao medo da rejeição, da crítica e do julgamento.
Ou seja, é uma defesa emocional criada ao longo da nossa história, a partir de experiências negativas que nos fizeram acreditar que não somos bons o suficiente ou que seremos ridicularizados.
Temos que considerar também os traços de personalidade como, por exemplo, a timidez ou a necessidade de validação social.
Além disso, muitas pessoas trazem crenças limitantes como:
- “Eu não levo jeito para me expor.”
- “Vão achar que estou forçando a barra.”
- “Irão rir da minha cara se eu errar.”
- “Prefiro não correr risco de errar”.
- “Eu não sou vendedor, sou consultor.”
- “Não sei vender”.
Esses pensamentos, mesmo que pareçam inofensivos, geram um bloqueio que paralisa. Portanto, quanto mais você evita se expor, maior o medo se torna.
Afinal, o que significa se expor na prática?
Antes de tudo, é importante desmistificar o conceito de “se expor”. Isso não significa virar influencer ou ator. Muito menos precisa ser algo exagerado ou forçado.
Se expor, nesse contexto, significa mostrar ao mercado quem você é, o que você faz e como pode ajudar as pessoas.
Em outras palavras, é sobre gerar presença e criar a sua marca. Isso pode acontecer de várias formas, por exemplo:
- Gravar vídeos curtos com dicas para clientes.
- Participar de eventos e encontros de networking.
- Postar conteúdos úteis em grupos de WhatsApp ou redes sociais.
- Conversar com pessoas – todas que passam pela sua frente – todos os dias.
- Fazer perguntas em comentários de posts de parceiros.
- Alimentar seus contatos com aquilo que você faz.
- Mandar uma mensagem personalizada para um cliente antigo.
O que você perde quando não se expõe?
Primeiramente, você se torna invisível. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Além disso:
- Você perde oportunidades para criar a sua marca. Lembre-se de uma coisa simples: “Quem não é visto, não é lembrado” e, mais ainda, quem não sabe o que você faz, não tem como indicar você para ninguém.
- Você deixa espaço para concorrentes ocuparem o seu lugar. Arrisco a dizer que muitos dos seus contatos conhecem outro Consultor. Se você deixar o espaço aberto, estes outros Consultores poderão ocupar o seu espaço na mente dos contatos.
- Você limita o seu crescimento profissional e financeiro.
Como vencer esse medo na prática?
1. Mude o foco de você para o cliente
Em primeiro lugar, pare de pensar em você. Isso mesmo! Quanto mais você se preocupa com a própria imagem, mais o medo cresce.
Ao contrário disso, comece a pensar no Cliente e em como você pode ajudá-lo. Por exemplo, em vez de pensar: “Será que vão gostar de mim?”, pense: “Como posso ajudar o Cliente a resolver um problema hoje?”
2. Comece pequeno e evolua gradualmente
Às vezes, o erro está em querer começar grande demais. Contudo, o segredo está em dar passos pequenos e constantes.
Por exemplo:
- Grave um vídeo, de apresentação dos seus serviços, apenas para você assistir.
- Depois, envie para amigos ou clientes de confiança.
- Posteriormente, publique algo simples nos stories.
- Depois, repita isso na semana seguinte.
Dessa forma, você cria confiança aos poucos, sem se pressionar.
3. Utilize roteiros prontos para ganhar segurança
Você não precisa improvisar o tempo todo. Portanto, ter scripts prontos pode ajudar muito. Exemplo de roteiro:
“Oi, tudo bem? Eu sou a Fernanda, consultora imobiliária aqui da região. Hoje quero compartilhar uma dica rápida para você que está pensando em vender seu imóvel com mais segurança. Vamos lá…”
Este é um exemplo de script para as redes sociais. Mas, você pode ainda criar scripts para
- Abordar possíveis clientes na rua;
- Conversar com pessoas no transporte público;
- Apresentar seus serviços para uma possível angariação;
- Conversar e fazer perguntas para um possível cliente comprados;
- Apresentar um imóvel.
Ao criar e treinar diferentes scripts para diferentes situações você já saberá o que falar quando as situações aparecerem. E, isto lhe dará mais tranquilidade para fazer.
4. Lembre-se: a prática leva à naturalidade
Acima de tudo, entenda que ninguém começa perfeito. Ao contrário, todos erram no início. Por isso, permita-se errar e ajustar no caminho.
Volte ao item anterior e pratique os scripts que você criou.
5. Crie uma rotina de exposição
Assim como você agenda visitas, crie uma agenda semanal para se expor, como:
- Segunda: postar uma dica em texto.
- Terça: conversar com as pessoas no transporte público ou em um café.
- Quarta: gravar um vídeo curto e mandar para os contatos.
- Quinta: trabalhar com prospecção, conversando com pessoas no bairro.
- Sexta: fazer panfletagem com seu material e conversar com pessoas.
6. Peça feedback
Além disso, compartilhe seus conteúdos com pessoas de confiança e peça feedback construtivo. Isso ajuda a melhorar sua autoconfiança.
7. Invista no seu desenvolvimento pessoal
Por fim, considere investir em cursos, mentorias, coaching ou terapia para desenvolver sua autoconfiança.
A palavra chave é investimento. Você está investindo na sua carreira e na sua vida pessoal.
Vencer o medo de se expor e vender não acontece da noite para o dia. Entretanto, cada pequeno passo conta. Seja como for, o mais importante é não parar.
Lembre-se: as pessoas não compram apenas o que você vende, mas sim de quem elas confiam. E ninguém confia em quem não conhece.
Portanto, comece hoje. Poste uma dica simples, envie uma mensagem para um cliente, desenvolva e utilize seus primeiros scripts, faça as suas primeiras abordagens e se jogue.
O próximo passo será muito mais fácil.
Aviso:
Este artigo foi escrito pelo Prof. Paulo H. Donassolo. Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico. SCI_028