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O que fazer para ATUAR como um Consultor Especialista no Imobiliário?
Será que você já se fez esta pergunta:
– O que fazer para ser um Consultor Especialista no Imobiliário?
No post anterior – Você é ESPECIALISTA? falamos POR QUE é importante, aliás, imprescindível ser um Especialista para ser um Top Performer no mercado Imobiliário.
Isto porque cada uma dessas áreas de especialização contribui para o perfil de um Consultor Imobiliário de excelência, capaz de oferecer um serviço excepcional e conquistar a confiança e a satisfação dos clientes.
A especialização contínua é o que permite aos consultores imobiliários se destacarem e prosperarem neste mercado dinâmico e sempre em evolução.
E, mais ainda, é o que permite que o Consultor Imobiliário se DIFERENCIE da concorrência e esteja preparado para utilizar a tecnologia ao seu favor. E, principalmente, para que ele não seja “engolido” pela tecnologia.
Agora vamos falar sobre uma das especializações que o Consultor Imobiliário PRECISA trabalhar.
O Marketing Imobiliário
Para se especializar em marketing imobiliário, é essencial começar com uma sólida compreensão dos fundamentos do mercado imobiliário e das estratégias de marketing.
Podemos falar em uma abordagem diversa, que combine educação formal, aprendizado prático e atualização constante.
Você pode considerar cursos de pós-graduação ou MBAs focados em gestão imobiliária, que ofereçam módulos específicos de marketing imobiliário. Esses programas geralmente cobrem uma gama de tópicos relevantes, desde estratégias de vendas até o uso de tecnologias digitais.
Mas, considere que a experiência prática é imprescindível.
Trabalhar na rua ou ir ao campo, permite que você aplique teorias de marketing e veja o que funciona (ou não) no mundo real. Será que os materiais estão adequados? Os produtos estão adequados aos meus clientes compradores e vice-versa?
Será que as ações utilizadas para a geração de leads estão funcionando? Será que a comunicação está sendo realizada de uma forma adequada? O retorno sobre o investimento está dentro do esperado?
A imagem é fundamental.
Alguma vez você deixou de comprar algo porque o que viu não lhe agradou? Quantas vezes você deixou de entrar em uma loja porque o ambiente não lhe chamou a atenção?
Ou será que alguma vez você deixou de entrar em um link de um imóvel porque a fotografia principal não chamou a sua atenção? Ou pior ainda, você viu a primeira foto e não gostou do imóvel?
Então, quando falamos em especialização em Marketing, falamos também sobre o aprendizado necessário em fotografia imobiliária, criação de conteúdo atraente para listagens e o uso eficaz das redes sociais para engajar clientes potenciais.
Veja que não estou pedindo que você se torne um expert em fazer as imagens, os textos ou as postagens.
Porém, você precisa ser um ESPECIALISTA naquilo que ativa seu público potencial. Em outras palavras, você precisa saber avaliar se uma fotografia é boa ou não; se está adequada ao imóvel ou não; e se ajuda a vender ou não.
Além disso, você precisa saber se o texto dos seus anúncios está adequado ao imóvel e ao seu público.
E, em relação às redes sociais, saber com clareza quais são os objetivos da sua presença, como operacionalizar as ações – postagens – para ativar e engajar seu público e avaliar se as ações estão atingindo os objetivos esperados.
Importante: não estou pedindo que você se especialize nas ferramentas.
Como ferramentas podemos citar o SEO, o marketing de conteúdo e a análise de dados. Compreender como otimizar seu conteúdo para mecanismos de busca e analisar o comportamento do consumidor online pode ajudar a direcionar mais tráfego para seus anúncios e aumentar as conversões – vendas.
Por isso, SER ESPECIALISTA, neste caso, significa definir com clareza os OBJETIVOS da presença digital; ou manter-se atualizado com as últimas tendências digitais e, principalmente, ter clareza se PRECISA ou NÃO ter presença digital.
Muitas vezes é melhor não estar nas redes sociais do que fazer posts de vez em quando ou estar presente sem ter uma estratégia digital.
Duas sugestões
Então, vamos a duas sugestões:
Avalie a necessidade de estar presente nas redes sociais:
- As redes sociais e o marketing digital são importantes. Mas, como tudo na vida, só faça se fizer bem-feito. E, neste caso, bem-feito significa de uma forma PROFISSIONAL. Caso contrário, é melhor não fazer.
- Identifique profissionais ou empresas no mercado que possam lhe ajudar a construir a sua marca no digital: imagem, linguagem, cadência e execução.
- Defina o seu OBJETIVO com a presença digital. Sempre que possível quantifique este objetivo e quantifique os resultados. O objetivo está sendo alcançado?
- Defina o valor do investimento, invista e avalie os resultados.
- Se os resultados não estiverem sendo atingidos, avalie se a estratégia e as ações estão adequadas. Ou, simplesmente, reavalie a necessidade de ter uma presença digital.
Use Templates.
- Tenha Templates para textos, anúncios, posts, reels, vídeos etc.
- Contrate profissionais em cada área para que construam cada template.
- Para os seus anúncios do site, contrate o trabalho de um escritor (copywriter). Este profissional deverá elaborar 3 ou 4 modelos diferentes de anúncios, de acordo com o seu perfil de produto e, principalmente, de clientes. Assim quando você fizer uma nova angariação, basta escolher o template adequado e colocar as características do imóvel angariado.
- Isso vale para as redes sociais: tenha Templates de posts, textos, carrosséis, imagens, vídeos etc para cada uma das redes.
Constância e não volume.
- Seja consistente nas publicações. Consistência significa que você irá postar com frequência e não eventualmente.
- Elabore e cumpra um calendário e um cronograma de publicações.
- É melhor não estar presente do que aparecer de vez em quando.
Você não precisa saber fazer
Por fim, nunca subestime o poder da especialização contínua.
A especialização é um processo contínuo que requer dedicação, curiosidade e um compromisso com a aprendizagem ao longo da vida.
Além disso, a especialização significa que você não vai conseguir ser especialista em tudo. Por isso é que existem especialistas nas ferramentas, na estratégia, na elaboração e na implementação de cada uma das ações.
Por isso você não precisa saber fazer. Mas, você precisa saber quais são os OBJETIVOS da sua presença digital, determinar as METAS a serem atingidas e ter alguém que faça por você.
Por exemplo: quero aumentar a minha presença digital para me tornar conhecido na região geográfica onde atuo. Para isso, vou disponibilizar $$$ de investimento para três meses. O objetivo é conquistar leads de clientes vendedores e conseguir angariar pelo menos um imóvel neste período.
É um exemplo simples que pode ser detalhado mais profundamente. Mas seve para exemplificar que você precisa ter um objetivo claro e mensurável. Agora, o que vai ser feito, quem vai fazer, como vai fazer, quais ferramentas serão utilizadas etc., vai depender do orçamento disponibilizado e da estratégia de quem irá fazer. OK?
Você precisa ser, acima de tudo, ESPECIALISTA na sua área geográfica de atuação; no processo de ENTENDER os seus Clientes e na sua FORMA de atuar, ou na sua ESTRATÉGIA de atuação no mercado.
Para todas as outras coisas, você pode – e deve – contratar especialistas para lhe ajudar.
ESPECIALIZAR PARA DIFERENCIAR
Para você se DIFERENCIAR de uma ferramenta de IA ou se DESTACAR em relação à tecnologia você precisa ser um ESPECIALISTA naquilo que faz.
Tornar-se um ESPECIALISTA fará com que você consiga oferecer um SERVIÇO que consiga entregar as SOLUÇÕES para os PROBLEMAS dos seus CLIENTES.
E isso fará com que você consiga se DIFERENCIAR em relação à sua concorrência e em relação às tecnologias.
As palavras-chave para o futuro – ou para o presente – são ESPECIALIZAÇÃO; DIFERENCIAÇÃO; SOLUÇÕES e RESOLVER PROBLEMAS.
Finalizando: Você é especialista? Ou por que só os especialistas sobreviverão?
OBSERVAÇÕES:
Saiba mais em nossas outras publicações PHDonassolo Consultoria e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.
Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico. Ref.: SCI_020