Tempo médio de leitura: 07 minutos
Você é especialista? Ou por que só os especialistas sobreviverão?
A ESPECIALIZAÇÃO é a chave para o sucesso no competitivo mercado imobiliário, em qualquer lugar do mundo.
Porém, ser um ESPECIALISTA não significa apenas conhecer profundamente os imóveis que representa, mas também dominar uma variedade de competências que agregam VALOR ao SERVIÇO PRESTADO.
Assim, nem vou falar sobre conhecer muito bem os produtos que possui em sua carteira de trabalho. Este conhecimento é tão vital quanto respirar.
Por acaso você já presenciou um atendimento onde o Vendedor/Consultor não conhecia muito bem o produto que estava vendendo? Constrangedor, não é.
Então, Você é especialista? Ou por que só os especialistas sobreviverão?
Mas isso, por si só, não torna uma pessoa em ESPECIALISTA no MERCADO IMOBILIÁRIO a ponto dela se destacar ou ser uma Top Performer. Então, vamos a outros pontos de especialização importantes.
1. ÁREA DE ATUAÇÃO
Primeiramente, o conhecimento local é imprescindível.
Um consultor deve ser um guia da cidade, do bairro ou da região onde atua. Ele deve conhecer cada detalhe da área geográfica, desde a infraestrutura local até as tendências de mercado.
Isso inclui entender de zoneamento, planos diretores, projetos futuros já divulgados, investimentos que podem depreciar ou valorizar a região etc.
Além disso, o Consultor Imobiliário pode conhecer pontos como a evolução demográfica da região, os aspectos econômicos e socioculturais e, até, a composição e o estilo de vida da comunidade da região.
2. PRODUTOS
Retornando aos produtos, o Consultor Imobiliário ESPECIALISTA, conhece os imóveis que estão no mercado e possui informações sobre aqueles que já saíram do mercado.
Por exemplo, um Consultor nunca pode ser surpreendido por um cliente que diz que viu um imóvel que entrou no mercado e ele, Consultor, ainda não sabia.
Da mesma forma, o Consultor deve conhecer as movimentações de preços, as tendências e nuances da composição dos preços dos imóveis da sua região.
Assim, ele deve ter na ponta da língua o preço e as características dos imóveis da sua região sabendo quais estão super ou subvalorizados, sabendo assim informar ao Cliente sobre bons ou maus negócios.
3. A BUROCRACIA
Falando de Consultoria no Negócio Imobiliário, podemos acreditar que conhecer a rotina legal e burocrática que envolve a compra / venda / arrendamento de um imóvel é fundamental para ajudar o Cliente a fazer o negócio da forma correta.
Com isso, a compreensão dos documentos necessários para a realização de transações imobiliárias envolve estar atualizado com as leis de propriedade, contratos, escrituras, registros e financiamentos.
A habilidade de “navegar” pela burocracia com eficácia pode DIFERENCIAR um consultor no mercado.
4. A COMUNICAÇÃO
Para ser um ESPECIALISTA é vital saber responder às perguntas mais importantes feitas pelos clientes, sejam compradores ou vendedores.
Isso requer uma comunicação clara e eficaz, bem como a habilidade de antecipar dúvidas e preocupações, oferecendo soluções proativas.
Em outras palavras, para ser um ESPECIALISTA no mercado imobiliário, a pessoa precisa saber se comunicar da forma adequada, sem receios e buscando compreender, entender para atender as demandas dos Clientes.
5. O MARKETING
Podemos atribuir ao ESPECIALISTA o conhecimento de Marketing. Com isso não queremos dizer que o Consultor precisa ser um especialista em marketing digital ou na geração de leads.
Resumidamente, o que estamos afirmando é que o Consultor Imobiliário precisa ter a consciência da importância do Marketing no seu negócio.
Por isso, ele precisa buscar recursos que o ajudem a trabalhar eficazmente o marketing digital, as redes sociais, ou as formas mais eficazes de publicitar seus imóveis. Isto para que o público-alvo seja impactado.
O Consultor Imobiliário ESPECIALISTA não precisa saber COMO fazer o Marketing. Ele precisa saber O QUE deve ser feito e como MENSURAR o resultado de cada ação ou campanha.
6. A NEGOCIAÇÃO
Será que é necessário apontar que o Consultor Imobiliário precisa ser um ESPECIALISTA em Negociação?
Ou um Especialista e desenvolver o relacionamento com os seus Clientes? Que deve trabalhar com ética e transparência durante o processo?
Ou que deve trabalhar buscando identificar os reais interesses envolvidos na negociação e buscar, sempre que possível, uma negociação ganha-ganha, considerando como base para a avaliação o problema de cada uma das partes envolvidas?
7. RESOLVER PROBLEMAS
Por fim, e acima de tudo, o Consultor Imobiliário ESPECIALISTA deve ser um ESPECIALISTA em RESOLVER PROBLEMAS.
Sim, porque esta, talvez, seja a principal FUNÇÃO de um Consultor Imobiliário.
Pense nisso: o seu Cliente tem um problema – comprar, vender ou alugar de uma forma que maximize o seu patrimônio, seu tempo e seus recursos financeiros.
E a ESPECIALIZAÇÃO de um Consultor Imobiliário deve ser posta à SERVIÇO da SOLUÇÃO do PROBLEMA do CLIENTE.
Você é especialista? Ou por que só os especialistas sobreviverão?
Então, agora você já consegue responder a esta pergunta?
Agora, se você ainda não se convenceu sobre a NECESSIDADE DA ESPECIALIZAÇÃO ou de ser um CONSULTOR IMOBILIÁRIO ESPECIALISTA, vou tentar lhe dar um último argumento: A TECNOLOGIA.
Seja a Inteligência Artificial ou sejam softwares e algoritmos não tão “inteligentes”, a tecnologia está achatando e encurtando a distância entre os compradores e os vendedores.
A tecnologia está tornando o acesso às informações mais fácil e rápido.
Muito se fala que a tecnologia, especialmente a IA, irá acabar com muitos empregos nos próximos anos. Você acha que o seu trabalho como Consultor Imobiliário está imune a isso?
Claro que não! Lembre-se que a tecnologia é uma ferramenta para a solução de um problema.
Por exemplo, se você quer construir uma estante para a sua sala, você pode ir ao Youtube e acessar vários tutoriais de faça-você-mesmo. Pode comprar ferramentas e materiais mais modernos e com alguma tecnologia que facilitam a sua construção. E colocar mãos à obra.
Ou pode consultar um ESPECIALISTA – arquiteto ou marceneiro – que lhe ajudará, com o seu know-how a escolher, co-criar ou desenhar qual é a melhor solução para esta estante e para a sua sala. E entregar para ele a tarefa de SOLUCIONAR o seu PROBLEMA.
ESPECIALIZAR PARA DIFERENCIAR
Para você se DIFERENCIAR de uma ferramenta de IA ou se DESTACAR em relação à tecnologia você precisa ser um ESPECIALISTA naquilo que faz.
Tornar-se um ESPECIALISTA fará com que você consiga oferecer um SERVIÇO que consiga entregar as SOLUÇÕES para os PROBLEMAS dos seus CLIENTES.
E isso fará com que você consiga se DIFERENCIAR em relação à sua concorrência e em relação às tecnologias.
As palavras-chave para o futuro – ou para o presente – são ESPECIALIZAÇÃO; DIFERENCIAÇÃO; SOLUÇÕES e RESOLVER PROBLEMAS.
Finalizando: Você é especialista? Ou por que só os especialistas sobreviverão?
OBSERVAÇÕES:
Saiba mais em nossas outras publicações PHDonassolo Consultoria e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.
Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico. Ref.: SCI_019