Tempo médio de leitura: 5 minutos.
Sem tempo para fazer networking? Sério?
Se você acha que não tem tempo ou se simplesmente não gosta de fazer networking no sentido convencional, implementar na sua rotina alguma destas estratégias terá um grande impacto em muito pouco tempo.
SOBRE O NETWORKING
Muitas pessoas não gostam de networking.
Em uma tradução literal, networking significa trabalhar a sua rede de relacionamentos. Por trabalhar entenda fazê-la crescer através da ajuda e da colaboração mútua.
Contudo, muitas pessoas ainda não gostam de fazer networking. Talvez porque não entendam o conceito.
Trabalhar a sua rede de contatos – networking – não se faz apenas quando precisamos de algo de alguém. Pelo contrário!
Na verdade, é a pior altura para o fazer.
Considere que o networking é simplesmente uma palavra que representa a CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES. Por isso é importante cuidar da sua rede em todos os seus pontos na evolução da relação.
E isso inclui o encontro, a construção de confiança, a adição de valor e o fomento dessas ligações.
É por isso que não entendo quando algumas pessoas dizem que estão sem tempo para fazer networking.
SEM TEMPO PARA FAZER NETWORKING? TRANSFORME A SUA ROTINA!
Para aqueles que falam que estão sem tempo para fazer networking, aqui estão cinco sugestões para desenvolver uma rede vibrante que se tornará a chave para abrir as portas ao sucesso que procura:
1. A REGRA 5-10-3
Dedique algo entre 5 a10 minutos diários para contactar 3 pessoas.
De acordo com o número Dunbar, podemos manter uma média de apenas 150 relações ativas. Por maior que seja a sua rede de contatos e de relacionamentos, você conseguirá manter ativas algo em torno de 150 pessoas e relações.
Por isso você precisa incluir na sua rotina diária 5 a 10 minutos para contactar pessoas:
- através de uma mensagem escrita via SMS, whatsapp, telegram, etc;
- por uma mensagem de voz;
- enviando um e-mail;
- fazendo um comentário em um post nas redes sociais;
- etc.
Mas, e qual o objetivo deste contato?
Podemos citar alguns, tais como:
- Saber como as pessoas estão naquele momento.
- Informar-se sobre algo que está se passando com a pessoa.
- Felicitar pelo aniversário ou por alguma data de uma pessoa próxima.
- Apresentar alguma lembrança positiva em comum.
- Recomendar um filme, livro, restaurante, viagem…
- Fazer qualquer coisa positiva e apropriada ao relacionamento de vocês.
Faça isto todos os dias.
Se você fizer isso TODOS OS DIAS, ao longo de uma semana, você terá ALIMENTADO 21 RELAÇÕES nesta semana
Agora, se prosseguir fazendo estes contatos ao longo de um mês e de um trimestre, você terá entrado em contato com 90 relações por mês, e com cerca de 270 por trimestre.
Em outras palavras, VOCÊ IRÁ INTERAGIR COM 270 RELAÇÕES POR TRIMESTRE.
Algumas destas interações vão exigir contatos mais frequentes. Outras estarão mais distantes.
Mas, considere que você está a contactar aquelas 150 relações, mantendo-as ativas e fazendo com que as pessoas lembrem-se de você a partir do SEU INTERESSE LEGÍTIMO naquilo que elas estão a fazer.
O poder de uma frase.
Valorize o poder da frase “Lembrei-me de você quando vi isto. Como você está?”
E, considere o impacto que estes 5-10 minutos por dia podem ter na evolução da sua rede de relacionamentos.
Fazer o networking ser parte da sua rotina vai lhe tomar, no máximo 10 minutos por dia!
Será que você ainda vai achar que está “sem tempo para fazer networking?”.
Será que você não tem 10 minutos para entrar em contacto com as pessoas que conhece?
2. RESERVE UM TEMPO A MAIS PARA O NETWORKING
Bloqueie um dia por semana ou uma porção de um dia para a construção de relações.
Seja em um trabalho de prospecção ativa na rua ou no Linkedin. Ou ainda no trabalho com Leads.
Bloqueie um tempo na sua agenda semanal para fazer este tipo de trabalho: CONHECER NOVAS PESSOAS e adicioná-las à sua rede de relacionamento.
3. SEJA UMA PESSOA QUE CONECTA, UM CONECTOR
Conectar pessoas é uma atividade que mais faz crescer a sua visibilidade e a sua rede de contatos.
Quando você indica uma pessoa a outra, seja por algum interesse em comum ou para uma prestação de serviços você estará se conectando com duas pessoas e sendo relevante para elas.
Você poderá ainda chamar um pequeno grupo dos seus contatos para uma conversa, para acrescentar valor a cada um dos seus participantes, seja em uma conversa presencial ou através de uma vídeo chamada.
Ou ainda selecione pessoas que se conhecem e que poderiam se beneficiar de uma forma pré-planejada para se reconectar.
Você poderá ainda criar uma rotina de networking semanal onde irá chamar 3 ou 4 pessoas para um bate-papo de 30 minutos sobre algum assunto de relevância para todos.
Por exemplo:
Por exemplo: uma mudança importante no seu mercado de trabalho. Você chama 4 pessoas que você conhece para discutir os impactos desta mudança.
Se duas destas pessoas não se conhecerem entre si, Bingo, você ajudou em uma conexão!
Você poderá marcar uma próxima conversa onde alguém trará para o grupo uma pessoa que ninguém conhece. E, assim sucessivamente, as conexões irão aumentar.
Assim, você poderá escalar o seu tempo de várias maneiras e irá aumentar a sua visibilidade e a sua rede de contatos.
4. ACEITE O DESAFIO GIVE IT FORWARD
Durante 30 dias (ou qualquer período de tempo que escolher), comprometa-se a chegar a uma pessoa todos os dias e ofereça-se para a ajudar de alguma forma, sem qualquer compromisso.
Pergunte-lhes se têm um objetivo, uma necessidade, uma demanda ou qualquer outra forma que você possa os ajudar.
Porém, você não fará nenhuma promessa no sentido de atingir o objetivo, demanda ou necessidade. Afinal você não é mágico e nem tem a solução para todos os problemas.
Mas, apenas ao se oferecer para trabalhar em conjunto, ou para tentar, você já estará a fazer a diferença.
Isso vai lhe aproximar das pessoas, demonstrar que você se interessa de uma forma honesta e genuína por aquilo que as pessoas estão a passar e a sentir, e ainda, irá lhe dar a oportunidade de ajudar.
Finalmente, tenho a certeza de que ajudar a outras pessoas irá lhe fazer sentir-se bem consigo mesmo. Então, são apenas benefícios.
Importante:
Agora, empenhe-se de verdade para ajudar.
E, importante, nunca aceite algo em troca da sua ajuda. Se o destinatário da sua ajuda desejar fazer algo, sugira que o “dêem” a outra pessoa e que mantenham o ciclo virtuoso.
5. UTILIZE AS LACUNAS E AS MARGENS.
A sua reunião vai atrasar 5 minutos? A sua chamada terminou 10 minutos antes do previsto? Chegou adiantado ao compromisso?
Algum compromisso foi cancelado? Está à espera de alguém? Ficou com alguma janela de tempo ociosa durante o dia?
Todos estes são momentos oportunos para enviar alguns textos, e-mails, ou mensagens de voz para as pessoas da sua rede.
Para isso você poderá usar o seguinte modelo: envie uma mensagem para a primeira pessoa que lhe vêm à lembrança dizendo que estava a pensar nela e pergunte como ela está.
Depois, pense o contexto em que conheceu esta pessoa e pense em outras pessoas com as quais gostaria de contactar e faça o mesmo.
Por exemplo: Envie uma mensagem para um amigo da faculdade e depois para um grupo de amigos da faculdade, alcançando cada um deles.
Demora algo entre 5 a10 minutos!
Você ficará espantado com as conversas que pode reavivar e com o quanto esta pequena ação poderá gerar de resultados para todas as partes envolvidas.
FINALIZANDO
Escolha um destes métodos e experimente-o durante algumas semanas.
Veja como se sente e se pode fazer dele um hábito natural.
Lembre-se que Fazer o networking ser parte da sua rotina vai lhe tomar, no máximo 10 minutos por dia!
Uma vez que o tenha feito, então considere adicionar outro.
Vou reforçar:
Fazer o networking ser parte da sua rotina vai lhe tomar, no máximo 10 minutos por dia!
Será que você não tem 10 minutos por dia para se relacionar com outras pessoas?
Bom trabalho e mãos à obra!
Aviso:
Este texto foi escrito tendo como fonte o artigo No Time To Network? 5 Easy Ways To Make It A Part Of Your Routine publicado em www.inc.com. Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.
Saiba mais em nossas outras publicações PHDonassolo Consultoria e Formação e nas publicações sobre o mercado de trabalho e empregabilidade para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem tem interesse em Vendas e empregabilidade e desenvolvimento pessoal.