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Dica de sucesso para o Consultor Imobiliário: não deve trabalhar duro! Saiba por que neste artigo.
Um mito amplamente disseminado entre as pessoas, diz que o sucesso é consequência do trabalho duro.
Dica de sucesso para o Consultor Imobiliário: NÃO TRABALHE DURO!
Mas por que o Consultor Imobiliário não deve trabalhar duro? Você entendeu esta pergunta?
Em outras palavras, o que eu quero provocar é:
– Será que trabalhar duro é suficiente para conseguirmos atingir os resultados que esperamos? Será que o trabalho árduo com muito esforço basta?
Desde já, quero deixar claro que o trabalho duro é muito importante. Porém, não deve ser a sua prioridade.
Afinal de contas, você precisa ter em mente que os resultados não são consequência direta do esforço ou do número de horas semanais que você trabalha.
O que você vai ver aqui:
2. PORQUE TRABALHO DURO NÃO É SUFICIENTE.
1. O QUE É SUCESSO?
Muitas pessoas acreditam que sair de casa cedo, trabalhar muitas horas, colocar muito esforço nas atividades ou trabalhar mais do que os outros é o caminho para o sucesso.
Mais ainda: acreditam que assim dão o melhor de si no seu trabalho e acreditam que estão a fazer o melhor possível.
Em geral, o Consultor Imobiliário, acredita que precisa estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O famoso 24/7. E isso implica em atender chamadas, responder ao whatsapp, e enviar e-mails a qualquer hora do dia e da noite. Estarão estas pessoas certas?
Em primeiro lugar, precisamos definir O QUE É SUCESSO e O QUE É TRABALHAR BEM.
Porém, estas definições mais individuais do que genéricas. Ou seja, VOCÊ PRECISA determinar o que é sucesso para você. Para lhe ajudar, sugiro a leitura deste artigo que fala sobre sucesso e deste outro artigo que fala sobre desempenho.
Às vezes, podemos considerar o sucesso como o valor financeiro de comissões. Outras vezes como a quantidade de negócios fechados. Podemos ainda considerar a quantidade de leads que geramos e colocamos em nosso pipeline. Existem pessoas que consideram o sucesso como a quantidade de prêmios recebidos.
Então, o que é SUCESSO para você?
Antes de mais nada, É FUNDAMENTAL que você tenha claro O QUE É SUCESSO PARA VOCÊ, já que o seu trabalho estará direcionado para alcançar este sucesso. Lembre-se que não tem certo ou errado. O que existe é aquilo que você considera como sucesso dentro de um determinado período e aquilo que você fará para alcançá-lo.
Por exemplo: neste ano quero trocar de carro, fazer uma viagem de 20 dias pela Europa e ter tempo para ir a todas as apresentações das crianças na escola. Além, é claro, pagar todas as contas. Esta pode ser a sua definição de sucesso.
Ou pode ser, receber em comissões o valor de $……….. no ano, já que com este dinheiro você poderá realizar boa parte daquilo que descreveu no item anterior.
Ou pode ainda colocar como sucesso, atingir o Status de Consultor Master Plus Gold na sua empresa, já que só quem fatura acima de $….. recebe esta premiação.
Então escreva:
SUCESSO PARA MIM é alcançar os seguintes objetivos
no período de ________________ até ____________________ .
Dessa forma você apresenta a sua definição de sucesso de uma forma TANGÍVEL.
Você poderá escrevê-la em vários post-its e espalhar pela casa, colocar no seu carro, como tela de fundo do seu computador e como um lembrete a ser visto constantemente. Dica baseada em Stephen Covey e os Sete Hábitos das Pessoas Eficazes
Porém, para atingir o sucesso desejado, você precisa trabalhar bem.
Mas, o que é trabalhar bem?
2. PORQUE TRABALHO DURO NÃO É SUFICIENTE.
Vou responder à pergunta acima da seguinte forma:
Trabalhar duro não é o mesmo que trabalhar bem!
Por isso vou desmistificar o trabalho duro. Muito ouvi de várias pessoas que trabalhar bem é dedicar-se, sair cedo de casa, voltar tarde, entregar-se por muitas horas ao trabalho diário, “dar o sangue ou vestir a camiseta”.
Parte da responsabilidade por essa crença está na estrutura das empresas – e na legislação – que induz ao cumprimento de um horário de trabalho pré-definido. Muitas vezes aquele colaborador que chega no horário e sai depois do horário é bem avaliado porque é “responsável”, “dedicado” e “veste a camisa da empresa”.
Com isso vemos que as empresas compram a sua agenda, o seu tempo! E não a sua capacidade, o seu conhecimento ou a sua criatividade.
E temos ainda o viés da complexidade.
Da mesma forma, a valorização do trabalho duro é resultado da utilização do viés da complexidade que é uma vontade inconsciente de complicar as coisas que são simples.
Por exemplo, usamos horas de lazer ou de descanso para terminarmos aquele projeto quando poderíamos delegar partes do trabalho a outras pessoas. Ou então usamos jargões e palavras complicadas para comunicarmos uma ideia simples.
Muitas pessoas, quando confrontadas com duas situações, preferem a mais complexa. Outro exemplo? Por que perder tempo tentando decifrar um manual de montagem da IKEA quando podemos ir ao Youtube ou similar e assistir a um vídeo de alguns minutos que nos mostra o “caminho das pedras”?
Isso acontece porque “não pode ser tão simples” ou porque as atividades “tem que exigir” um certo nível de conhecimento ou de esforço para serem válidas.
Finalmente, mais um argumento contra o trabalho duro: a Síndrome de Burnout.
Muitos países já começaram a incluir o Burnout em suas tabelas de doenças atendidas pelos sistemas públicos de saúde. É uma doença causada pelo excesso de trabalho e de preocupações com o trabalho.
Para saber mais sobre Burnout e sobre os cuidados que você precisa tomar, sugiro a leitura deste artigo que gala sobre o Burnout. E, para saber um pouco mais sobre o gerenciamento do estresse, recomendo este artigo .
Alguns estudos como este de Stanford, apontam para a queda considerável de produtividade após várias horas de trabalho sucessivas ou que perdemos a capacidade criativa quando trabalhamos mais de 55 horas por semana.
Ao trabalhar duro demais, seu corpo irá produzir adrenalina e cortisol em excesso. E, quando isso acontece, seu sistema imunológico fica mais sensível e suscetível a doenças. Isto é dito por especialistas como, por exemplo, Stewart Rogers da VentureBeat.
Você já deve ter percebido isto. Ou não?
3. O QUE DEVO FAZER?
Trabalhar duro faz parte do processo, mas geralmente quem SÓ trabalha duro consegue resultados medianos, na média.
O que faz a diferença é o WORKING SMART.
Não é o quanto você trabalha que faz a diferença.
É de que forma COMO você trabalha!
Em outras palavras, é o QUÃO INTELIGENTE é a sua forma de trabalhar.
É por isso que falamos sobre Sobre Gestão do Tempo e do seu dia.
NÃO É QUANTO TEMPO VOCÊ DEDICA AO TRABALHO, MAS SIM DE QUE FORMA VOCÊ TRABALHA NESTE TEMPO!
Algumas pesquisas indicam que, em um dia de trabalho típico, somos produtivos em apenas DUAS HORAS E TRINTA MINUTOS.
Ou seja, você dedica 8 ou 9 horas no trabalho, mas só trabalha mesmo 1/3 deste tempo!
Produtividade
Você pode saber um pouco mais sobre produtividade aqui, neste artigo.
Basicamente, o que você precisa:
1. CRIAR ROTINAS
para “automatizar” a execução de algumas atividades que lhe tomam tempo.
2. PLANEJAR a sua semana
para determinar O QUE fazer, QUANDO fazer e QUANTO tempo dedicar ao seu trabalho
3. FAZER listas
para acompanhar o que precisa ser feito e o que foi feito.
4. ORGANIZAR seu dia
pensando em janelas de descanso, em horário de início e fim de jornada ou em autocuidado.
5. SIMPLIFICAR as coisas
Para sair da correria, para parar de falar “isso aqui está uma correria, por isso não consegui…”. Sempre que você disser esta frase, pode ter certeza, alguma coisa está errada na sua vida.
Além disso, recomendo que você leia os seguintes artigos:
– Ou você controla seu dia ou ele controla você!
– Aumente a sua produtividade.
Conclusão
O trabalho baseado em esforço, o WORKINK HARD, implica em micro gerenciamento do tempo e das atividades. E o micro gerenciamento implica em excesso de trabalho e de tempo gasto o que leva ao estresse e a desmotivação.
Então, a desmotivação leva à falta de resultados, que leva ao insucesso e a mais estresse. E ao burnout.
Ou seja, é um ciclo vicioso!
No futebol costuma-se chamar de jogador inteligente aquele que antevê a jogada, encurta os caminhos, chega antes na bola, faz os companheiros chegar antes também, faz o passe no espaço vazio ao alcance do companheiro que está chegando… e isso é resultado da soma da capacidade do jogador e dos treinamentos realizados antecipadamente (será que dá para chamar esses treinamentos de planejamento?)
Será que você pode pensar e agir um pouco mais como este “jogador inteligente”?
WORKING SMART – Trabalhar de uma forma inteligente – é planejar, organizar, simplificar, rotinizar, estruturar, reduzir e otimizar o seu trabalho e o seu tempo.
WORKING SMART é ter uma ROTINA de trabalho definida e implementada. Sobre rotina, recomendo a leitura ROTINA: equilibrar, fugir ou implementar? 3 dicas.
Finalizo como o seguinte: Working Hard também é importante.
Mas o fundamental é o WORKING SMART, e para isso a palavra chave é PLANEJAMENTO e sua irmã siamesa: a EXECUÇÃO.
Boa leitura e bom trabalho!
Observações:
Saiba mais em nossas outras publicações PHDonassolo Consultoria e nas publicações sobre o mercado de trabalho para quem tem mais de 40 50 ou mais anos de idade. São conteúdos para quem está nestes grupos ou para quem tem interesse nestes grupos.
Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico. Ref.: SCI_010