Tempo médio de leitura: 8 minutos.
Se você é como a maioria das pessoas e, acredite, neste caso você é, você abriu este e-mail por uma razão muito simples: a CURIOSIDADE descobrir qual é A quarta coisa mais importante sobre METAS que você precisa saber para trabalhar com suas metas.
Digo isto porque a sua CURIOSIDADE sobre este assunto é o poderoso gatilho mental que fez com que você clicasse no link e abrisse o texto. BUM, Atraí a sua atenção ao atiçar a sua curiosidade.
Mas não pare de ler aqui!
O gatilho mental ativou a área do seu cérebro relacionado a curiosidade e interesse porque você quer saber (1) quais são a primeira, a segunda e a terceira coisa mais importante e (2) o que vamos falar sobre Metas, afinal de contas.
Então vamos falar sobre isso!
O que você vai ver aqui:
1. VOCÊ NÃO SABE DEFINIR AS SUAS METAS.
1. VOCÊ NÃO SABE DEFINIR AS SUAS METAS
Antes de mais nada, quero abordar o seguinte ponto:
Se você é como a maioria das pessoas e, acredite, você é, VOCÊ NÃO ATINGE SUAS METAS na maioria das vezes. Sejam elas as metas pessoais ou profissionais.
E sabe POR QUÊ?
Simples: PORQUE VOCÊ NÃO SABE DEFINIR SUAS METAS!
Imagine que você, como eu, é aquele tipo de pessoa sedentária que sabe que este estado de espírito e de ação é ruim e que vive levando bronca do médico a cada check-up anual.
Porém, para mudar este cenário você, assim como eu, decide começar a caminhar 5 vezes por semana.
Então você, assim como eu, começa a sentir-se bem com estas caminhadas e passa a ganhar confiança na sua atividade e na sua rotina. Tanta confiança que decide, em uma destas longas caminhadas de 30 minutos, que irá correr a meia-maratona que irá acontecer daqui a 10 meses na sua cidade.
BUM! ERROOOOUUUUU!
Definitivamente, você errou! Você mal começou o trabalho e já se colocou uma meta IMPOSSÍVEL.
Afinal, você não estará preparado para uma meia-maratona apenas caminhando erraticamente por 30 minutos. Porque a sua preparação não é adequada para o desafio. Você colocou uma meta grande demais para ser atingida no período.
Por isso que você, provavelmente, como a maioria das pessoas neste caso, VAI DESISTIR no meio do caminho e não vai atingir essa meta.
A definição de uma meta
Portanto, A DEFINIÇÃO DE UMA META, seja pessoal ou profissional, é uma PEÇA FUNDAMENTAL do processo do ciclo de GESTÃO DE METAS (define-planeja-executa-gerencia ou pode usar o PDCA ou qualquer outro tipo de método de avaliação).
É por isso que no exemplo acima, a forma correta de trabalhar seria, definir PRIMEIRO:
- Quantos dias você irá caminhar por semana;
- Quais dias irá caminhar;
- Qual o horário de início da sua caminhada;
- Quanto tempo irá durar a sua caminhada;
- Qual o percurso que irá percorrer;
- Qual a progressão semanal ou mensal na duração e distância da caminhada.
Definitivamente, para sair do sedentarismo convicto para uma ROTINA de exercício e de trabalho, você precisa definir claramente e objetivamente cada um dos itens acima. Simples assim. Passinho após passinho.
Depois que você iniciar, com disciplina, a sua rotina de exercícios, naturalmente você vai se sentir melhor, vai perder peso, vai melhorar seu desempenho cardiovascular e vai querer aumentar seu desafio:
– Quem sabe uma corridinha?
Isto significa que você vai fazer um AJUSTE NAS SUAS METAS.
Entendeu?
O mesmo vale para as suas METAS PROFISSIONAIS.
2. COMO DEFINIR AS METAS.
Agora vamos falar da sua atividade como Consultor Comercial.
Para construirmos as metas, geralmente pensamos em um horizonte de 12 meses e atrelamos isto a um orçamento que, na maioria das vezes, não passa de um desejo ou de uma vontade.
Temos ainda aquela forma de definir chamada de “tem que ser porque eu quero assim”.
Pois bem, este é O ERRO.
Antes de mais nada, para UMA CORRETA DEFINIÇÃO das suas METAS, é importante que você tenha em mente que PRECISA:
1. Usar uma combinação de critérios objetivos (75%) e subjetivos (25%).
2. Definir e uma metodologia estável.
3. Conseguir explicar a lógica de construção em menos de 60”.
4. Envolver os principais responsáveis pela execução.
5. Redigir os planos de ação.
6. Criar as formas de acompanhamento.
7. Realizar o acompanhamento e a gestão do seu desempenho.
8. Contratar o ajuste.
Eu poderia ter reduzido a dois ou três passos, mas decidi abrir mais pontos para deixar mais claro.
– Mas Paulo, isso para mim continua sendo uma meia-maratona. Onde está a criação e a execução da ROTINA da caminhada?
3. TENHA UMA ROTINA.
Primeiramente quero ressaltar que a ROTINA de trabalho com as METAS é fundamental para o seu Sucesso como Consultor Imobiliário.
Bem, a rotina da caminhada, ou da gestão da meta, é a forma como você ADMINISTRA A SUA META.
Então, aqui está uma sugestão de elaboração e de gestão das suas Metas:
1. Elabore a sua meta ANUAL.
Para tanto, utilize seu histórico de resultados ou a histórico da sua Agência. Utilize também dados de mercado. Caso não tenha histórico ou não tenha estas informações, busque-as com seus gestores.
2. Tenha em mente que a sua META ANUAL precisa ser desafiadora e realista.
Por realista entenda: se você trabalhar da forma correta, vai conseguir alcançá-la. Atribuir-se uma meta muito fácil de ser alcançada pode ser um fator de motivação. Porém, pode não ser o suficiente para atender às suas expectativas e necessidades. Atribuir-se uma meta muito elevada pode ser desafiador. Porém, não alcançá-la pode causar ansiedade e desmotivação.
3. Divida a sua meta ANUAL em12 meses.
Se possível faça isso considerando a SAZONALIDADE da sua região ou zona de atuação.
4. Depois, faça a divisão de sua meta MENSAL pelas SEMANAS de cada mês.
Faça o ajuste SEMANAL para dar EQUILIBRIO necessário. Talvez, no mercado imobiliário, você considere que metas semanais sejam um exagero. Porém, eu as defendo para que você saiba que PRECISA ter um PLANO SEMANAL para atingir aquelas metas.
Como o Ciclo de Compra de um imóvel geralmente dura semanas ou meses até, parece não fazer muito sentido falarmos em metas semanais. Se você considera isso verdadeiro, coloque seu FOCO nas METAS MENSAIS.
Contudo, lembre-se da necessidade de IMPLEMENTAR com um PLANO SEMANAL DE TRABALHO para conseguir atingir e superar as suas metas. MAS apenas dividir não adianta!
5. Tenha uma ROTINA de acompanhamento.
Tenha uma ROTINA de acompanhamento da meta DIÁRIA e SEMANAL. Ou se quiser, tenha uma ROTINA de acompanhamento do seu PLANO SEMANAL DE TRABALHO. Basicamente você terá uma TO DO LIST, ou lista do que fazer naquela semana. Compare esta lista com uma “DONE LIST”, ou lista das coisas que você fez naquela semana.
6. Elabore PLANOS DE AÇÃO.
Elabore PLANOS DE AÇÃO semanais e diários. O plano não precisa ser um 5W2H. Pode ser uma anotação na sua agenda. Seu plano deve começar sempre com um VERBO: Ir, Fazer, Enviar, Escrever, Prospectar…
7. REGISTRE, ESCREVA, VISUALIZE.
REGISTRE, ESCREVA, VISUALIZE sua meta, seu plano e seu resultado DIARIAMENTE.
8. Acompanhe a sua EVOLUÇÃO.
Transfira o SALDO positivo ou negativo, para a semana seguinte ou para o MÊS seguinte.
Mas cuidado: se seu saldo acumulado for negativo você deverá revisar seus planos. Somente em último caso, ou no caso de uma “tragédia” você deverá refazer as suas metas diminuindo o valor. Entenda o “por que” você não está atingindo as metas, quais estão sendo as suas falhas e o que você precisa melhorar para virar o jogo.
Agora, se o seu saldo for positivo, você pode aumentar um pouco a sua meta, aumentando o desafio.
Acima de tudo, no caso de saldo positivo, você deve avaliar O QUE está fazendo de bom para superar a sua meta. Assim, você poderá continuar a repetir ou até a desenvolver mais ainda este trabalho.
9. COMEMORE.
COMEMORE cada dia, cada semana e cada mês. A comemoração é muito importante! Não pense “não fiz nada mais do que a minha obrigação”. Pense “uau, como meu trabalho dá resultados, estou no caminho certo”! Comemore, vibre e seja feliz com os seus resultados e com o seu desenvolvimento como Consultor Imobiliário.
CONCLUSÃO.
No título deste texto usei o gatilho mental da CURIOSIDADE: A quarta coisa mais importante sobre METAS que você precisa saber.
Se você chegou até aqui, você foi impactado pelo menos por mais um gatilho: o da ESPECIFICIDADE.
Especificando de forma clara e objetiva O QUE fazer, COMO fazer, POR QUE fazer, QUANTO fazer e QUANDO fazer, você deixou claro para seu CÉREBRO e para todos os que o cercam como você percorrerá seu caminho rumo à sua META.
Aliás RUMO À REALIZAÇÃO, AO ATINGIMENTO DE SUAS METAS
Portanto, a quarta coisa mais importante sobre METAS que você precisa saber, é a ESPECIFIDADE. Seja claro, objetivo e especifico ao definir as suas metas como Consultor Imobiliário!
Mas Paulo, você falou que essa é a QUARTA coisa mais importante! Quais são as outras três?
1. Utilize seus critérios relevantes ao definir as suas METAS.
2. Elabore Planos de Ação que lhe ajudem alcançar as suas Metas
3. Tenha uma ROTINA de execução e de acompanhamento do seu trabalho e de seus resultados.
Antes de encerrar, quero só fazer um comentário: entenda esta relação não como uma ordem sequencial, mas sim como peças de um quebra-cabeças que se encaixam, ok?
Assim, você precisará de todas as peças para que dê certo e todas tem a mesma importância. Então vamos lá.
Ou seja, tudo o que falamos neste texto.
Espero que seja útil, que você consiga atingir suas metas pessoais e profissionais.
Se entende que este artigo pode ajudar alguém, COMPARTILHE.
Aviso:
Este texto foi originalmente publicado em phdonassolo.com. Para ler o texto origina, clique AQUI. Este texto foi escrito em português do Brasil. Uso o termo Consultor Imobiliário por ser esta a forma mais usualmente encontrada na literatura para representar todas as pessoas envolvidas na atividade de mediação imobiliária. Palavras entre aspas identificam figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por algumas pessoas e, por isto, estão assim identificadas. Este texto não carrega consigo nenhum tipo de preconceito ou posicionamento sócio-político-filosófico-religioso-econômico ou ideológico.