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Você sabia que a maior parte dos Consultores Imobiliários acha que trabalham demais? E que muitos Consultores Imobiliários sentem-se pressionados para angariar imóveis para a carteira mas sentem-se sem tempo para isso? Conheça aqui 5 dicas que farão o Consultor Imobiliário ser mais produtivo!
Você sabia, ainda, que o Consultor Imobiliário é um profissional que trabalha muito, mas com baixa produtividade? E que aumentar a produtividade não tem nada a ver com trabalhar mais? Mais do que isso, o tempo dedicado a uma das mais importantes atividades, a prospecção, é inferior a 35% das horas trabalhadas?
E que isto é uma das principais causas de frustração e desmotivação? Sim, trabalha muito, mas trabalha errado, pelo menos no aspecto que você vai ler aqui.
Você, Consultor Imobiliário poderá aumentar a sua produtividade com algumas destas dicas.
Mas, antes começarmos com as 5 dicas para se tornar um Consultor mais produtivo, vamos iniciar por
- Entender o que NÃO É produtividade;
- Então, definir O QUE É produtividade;
- Receber 5 dicas sobre como aumentar a sua produtividade;
- Sinalizar 2 coisas que você precisa prestar atenção.
Boa leitura e bom trabalho. Sim, porque ler e não usar o que leu, não adianta nada!
1. O QUE NÃO É PRODUTIVIDADE?
Um erro muito comum que cometemos é confundir produtividade com ocupação.
Sabe aquela pessoa ocupada, que atende várias ligações em sequência, que responde à várias mensagens, que entre cada ligação ou resposta acaba por tomar várias decisões, agendar visitas ou marcar reuniões? Você acha esta pessoa produtiva ou ocupada? Uma pessoa que trabalha muito e por isso produz muito?
Uma sugestão: encontre esta pessoa no final de um dia de trabalho e pergunte a ela: “quanto você produziu hoje?”. Possivelmente ela irá dizer que fez muito mas chegou ao final do dia com a sensação de que a lista de coisas a fazer aumentou muito ou que não produziu nada.
Está claro que esta pessoa trabalhou demais, mas produziu pouco. E ela sabe disso porque
O mito do excesso de trabalho!
Se você acredita que algum destes itens se aplica a você, cuidado. O fato de você trabalhar passar a maior parte dos seus dias no trabalho, não significa ter produtividade. E comparar-se aos outros, sinto muito, não tem nada a ver.
Assumir mais responsabilidades ou não saber dizer não, é uma das piores coisas que você pode fazer já que a sua produtividade irá ser diluída entre tantas coisas a fazer.
Em dias de calor muitas pessoas se socorrem a um ventilador, que fica o tempo todo ocupado, mas não sai do lugar. Se você é como um ventilador – ou um “fazedor de vento” – você vai trabalhar muito, mas não vai sair do lugar e, consequentemente, vai produzir pouco.
Tem gente que adora passar o dia como um bombeiro, a apagar incêndios. Tem gente que passa os dias na torcida para que apareçam problemas para resolver. Mas isto não é ser produtivo.
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, o famoso multitasking, significa fazer mal muitas coisas ao mesmo tempo. Este é um mito que foi implantado na cabeça das pessoas principalmente depois que a tecnologia entrou de vez nas nossas vidas.
O Consultor Imobiliário acha que realizar simultaneamente tarefas como responder várias mensagens no whatsapp, pesquisar imóveis, planejar o dia seguinte e ainda conversar com um colega é uma habilidade que o torna diferenciado.
Sinto muito!
É por isso que você precisa se concentrar nestas 5 dicas para ser um Consultor mais produtivo! E o primeiro passo é definir o que é produtividade.
2. ENTÃO, O QUE É PRODUTIVIDADE?
Direto ao ponto: Produtividade não é fazer muitas coisas, mas é FAZER BEM AS COISAS CERTAS!
Vou repetir: Produtividade é FAZER BEM AS COISAS CERTAS!
Para ser mais produtivo, um Consultor Imobiliário precisa SABER quais são AS COISAS CERTAS!
E quais são as coisas certas?
SÃO AQUELAS COISAS QUE REALMENTE IMPORTAM E QUE AJUDAM VOCÊ A ATINGIR AS SUAS METAS.
E, muitas vezes, fazer as coisas certas significa fazer menos coisas.
Comece a pensar nas coisas que REALMENTE IMPORTAM: aquelas tarefas e atividades que ajudam o seu Negócio Imobiliário a crescer e a se desenvolver. Pense ainda nas tarefas e atividades que ajudam você a atingir as suas metas.
Use a regra que eu mais gosto: MENOS É MAIS.
Caso você não consiga definir quais são as atividades de Consultor Imobiliário mais importantes, pelo menos elimine aquelas atividades que não lhe ajudam a ser mais produtivo.
Então vamos para as 5 dicas que irão lhe ajudar a ser um Consultor Imobiliário mais produtivo. Vamos?
3. AS 5 DICAS SOBRE COMO SER UM CONSULTOR MAIS PRODUTIVO.
Chegou a hora: vamos às 5 dicas fundamentais que irão lhe ajudar a ser um Consultor Imobiliário mais produtivo!
1. O CONSULTOR MAIS PRODUTIVO É AQUELE QUE PRIORIZA AS SUAS ATIVIDADES.
Ser produtivo é ter a capacidade de fazer mais em menos tempo, fazer as coisas certas e priorizar as tarefas que geram mais resultados. Simples, não? Sim, mas nem tanto! Para lhe ajudar você poderá utilizar a imagem a seguir:
Essa é a Matriz de Eisenhower, uma das principais ferramentas para auxiliar na organização das suas atividades. Como ela funciona?
- Pense em uma semana típica de trabalho. O que você, Consultor Imobiliário, faz?
- Faça uma lista com as principais atividades que você desempenha em uma semana típica de trabalho.
3. Agora, releia esta lista e priorize cada uma destas atividades usando IMPORTÂNCIA e URGÊNCIA como critério. Você pode utilizar uma planilha com esta abaixo. É simples: escreva a atividade e marque com o X se é urgente ou importante, ou as duas:
4. A cereja do bolo é colocar estas atividades na matriz. Imagine que cada quadrante da matriz é uma caixa. O que você vai fazer agora é colocar cada atividade na sua devida caixa.
Ao finalizar este trabalho, o Consultor Imobiliário terá iniciado o caminho para aumentar a sua produtividade. Ou, pelo menos, para visualizar o que é mais importante e o que funciona como “ladrões da sua produtividade”.
2. FOCO, FOCO E MAIS FOCO NA SUA PRODUTIVIDADE.
Sou contra o mito do multitasking (multitarefa), sou a favor do foco. Muitas pessoas tentam fazer muitas coisas ao mesmo tempo. E não fazem nada direito. Se você acha que consegue, está errado. Uma pesquisa da Microsoft aponta que fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo reduz a sua produtividade em 40%.
Já a Forbes diz que “Fazer diversas atividades simultaneamente deixa a mente exausta, reduz nossas capacidades cognitivas e atrapalha nossa capacidade de tomar decisões.”
Volte ao item anterior e reveja a sua lista de atividades já priorizada. Este é o ponto de partida da sua listas de coisas a fazer no seu dia a dia.
A sugestão mais importante que eu posso lhe dar é: COMECE SEU DIA COM UMA LISTA DE COISAS A FAZER (o famoso TO DO LIST).
A primeira tarefa ou atividade do dia deverá ser uma daquelas bem fáceis de serem feitas ou uma daquelas que você sabe que irá conseguir terminar. Ao terminar a tarefa com sucesso, você passa uma mensagem de sucesso para o seu cérebro e isso vai lhe ajudar a fazer as tarefas seguintes com sucesso.
Só comece uma outra atividade depois de terminar aquela que está a realizar.
“Mas e se eu estiver na pesquisa de imóveis para um cliente e outro me telefonar. Devo atender ou não?” Claro que deve atender! Você precisa ter um certo grau de flexibilidade! Lembre-se que seus clientes, compradores ou vendedores, são sempre prioridade. Neste caso, depois de falar com o cliente, retorne à sua atividade com Foco.
3.UM POUCO MAIS DE FOCO NAS ATIVIDADES.
Se você é daquelas pessoas que se distrai facilmente ou que pula de uma atividade para outra e acaba por desperdiçar tempo e, consequentemente, deixando coisas por fazer, Francesco Cirillo pode lhe ajudar.
Ele criou uma técnica de gestão do tempo chamado de TÉCNICA POMODORO. Ela parte do princípio que você DEVE focar, mas focar mesmo, na sua atividade – uma única atividade – por no máximo 25 minutos. Após estes 25 minutos, você DEVE fazer uma pausa de 5 minutos.
Claro que você precisará adequar a TÉCNICA POMODORO ao seu dia a dia de trabalho como Consultor Imobiliário. Se você estiver em uma reunião ou em uma visita com clientes, é óbvio que você não irá fazer a pausa. Agora se você estiver realizando uma pesquisa de imóveis ou uma análise de mercado ou planejando uma negociação, você poderá fazer esta pausa.
Então é isso: Trabalhe focado por 25 minutos e descanse por 5 minutos. E retorne com foco ao trabalho. Ao final do dia você verá a sua produtividade…
4. FAÇA LISTAS.
Tem gente que não gosta de fazer listas. Eu adoro. Faça listas!
Sua última atividade do dia pode ser fazer a sua lista de tarefas do dia seguinte. Eu gosto disso.
Ou a sua primeira tarefa do dia pode ser fazer a sua lista de tarefas do dia. Também serve, mas eu gosto sempre de planejar meu dia, no dia anterior.
Prefiro terminar o meu dia com a lista do dia seguinte pronta porque estou com o trabalho pulsando na minha cabeça nessa hora. Meu cérebro está aquecido. Se eu fosse um atleta, estaria pronto para o jogo.
Além disso, não-preciso-começar-meu-dia-com-a-revisão-do-dia-anterior-e-a-escrver-o-planejamento-da-lista-do-que-fazer-hoje (escrito propositadamente com tracinhos para você ler mais devagar).
Assim você já começa seu dia ”a fazer” e não gasta energia “a pensar no que fazer”!
A lista é boa porque lhe ajuda a
- lembrar das coisas que precisa fazer;
- priorizar o que é importante e o que é urgente;
- controlar a ansiedade em relação às coisas que precisa fazer;
- focar nas coisas que lhe ajudam a atingir as metas;
- clarear os passos quem vêm a seguir no seu dia.
Uma dica final: a descrição da tarefa deve iniciar por um VERBO.
É melhor escrever “enviar e-mail com os imóveis para o Cliente xpto” do que escrever “e-mail para xpto”. Isso porque o verbo vai lhe obrigar a escrever uma descrição objetiva e bem descritiva. Você não vai precisar gastar energia a pensar “e-mail para que mesmo?”.
5. É HORA DE FAZER.
Para você aumentar a produtividade, o Consultor Imobiliário, deve ser um excelente EXECUTOR. E isso vale para as suas listas. De nada adianta pensar nas atividades, escrever as listas, planejar o seu dia de trabalho se você NÃO EXECUTAR aquilo que planejou – a sua lista.
Então, EXECUTE com FOCO aquilo que planejou fazer. Lembre-se que, em alguns casos, “feito é melhor que perfeito”. Então faça!
4. PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE, DEVE PRESTAR ATENÇÃO.
Tentei apresentar uma forma estruturada de você pensar e executar os seus dias de trabalho. E até comentei bem de leve que você precisa ter flexibilidade para saber que as coisas nem sempre acontecem da forma como planejamos.
E acredito que o Consultor Imobiliário sabe muito bem disso. São clientes que ligam a qualquer hora, são agendas de visitas não cumpridas, são clientes que remarcam ou são clientes que desaparecem.
Então quero deixar aqui duas dicas fundamentais para o Consultor Imobiliário não perder produtividade e, consequentemente, não afetar os seus resultados.
1. A HORA DO CAFÉÉÉÉÉÉÉÉ.
Quanto usamos a técnica Pomodoro, trabalhamos 25 minutos e pausamos para descansar por 5 minutos. Às vezes marcamos um almoço com um colega, um café com um cliente vendedor ou algumas visitas com outros clientes compradores. E sempre pensamos em um tempo para cada um destes eventos.
Mas, muitas vezes, o que era para ser um café vira um cafééééé. Quero dizer com isso que muitas vezes queremos uma pausa de 5 minutos mas ela se transforma em uma hora. Aquela conversa de corredor, de bar ou simplesmente um bate papo agradável com um cliente que durou uma longa conversa “de relacionamento” mas que na verdade pouco agregou no seu resultado e consumiu o mais precioso recurso que você possui: seu TEMPO.
Então, cuidado para não desperdiçar O SEU TEMPO para não se arrepender depois.
2. AGILIDADE OU PRESSA.
Agilidade é uma coisa, pressa é outra.
“Não há nada mais inútil do que fazer bem feito
algo que não deveria ser feito.“
Peter Drucker
Esta frase é perfeita e significa que você não deve sair a fazer as coisas sem pensar, antes, se estas coisas devem ser feitas neste momento imediato. Ou até se estas “coisas” devem ser feitas.
Pense bem: você está no meio de uma análise de mercado para um cliente vendedor e, de repente, um comprador liga e pede que você pesquise um imóvel para arrendamento. Você começa a fazer imediatamente a pesquisa? Ou faz a pesquisa ao mesmo tempo que faz a análise? Ou termina a análise só para, depois, fazer a pesquisa (e avisa o cliente comprador sobre isso).
Nunca comece a fazer sem pensar ANTES se deve fazer agora ou mais tarde!
3. DICA BÔNUS.
É ingenuidade achar que imprevistos não vão acontecer. É comum encontrar Consultores Imobiliários que agendam mais compromissos do que podem assumir, provocam colisão de agenda e acabam por falhar a alguns compromissos ou a se atrasar para outros. Péssima imagem!
Evite SUPERESTIMAR a sua capacidade de realização e SUBESTIMAR o uso do tempo.
Seja realista e prepare sua agenda com cuidado e flexibilidade. Reserve tempo para imprevistos e para erros que, inevitavelmente, poderão acontecer.
CONCLUINDO.
Acredito que você já deve ter dito ou pensado na seguinte frase “o dia de um Consultor Imobiliário deveria ter mais do que 24 horas porque falta tempo para fazer tudo o que temos que fazer”. Será que é verdade?
Será que você, Consultor Imobiliário, está utilizando seu tempo da forma mais produtiva?
Aumentar a produtividade é chave para qualquer Consultor Imobiliário que pretenda construir uma carreira de sucesso no mercado imobiliário.
E, para que este aumento de produtividade aconteça, é fundamental que você, Consultor Imobiliário tome algumas atitudes como, por exemplo, planejar o dia a dia de trabalho. Ou como trabalhar com mais foco, seja utilizando o Pomodoro ou a Matriz de Eisenhower. Isto Para conseguir priorizar suas atividades, criar listas de trabalho e organizar seu dia e seu tempo.
Reforço: Uma ferramenta que pode lhe ajudar a aumentar a sua produtividade é a Matriz de Eisenhower já que lhe ajuda a definir o que é importante e o que é urgente. E a partir disto, colocar cada atividade em uma “caixa” para que você possa executá-las de acordo com a prioridade e importância.
Agora é colocar em prática
Bom trabalho!
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Observações:
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Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que podem ser considerados polêmicos por alguns indivíduos. Eles não representam nenhum preconceito ou posição sociopolítico, filosófico, religioso, econômico ou ideológico. Ref.: SCI_009