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Mais um ano está indo embora. Antes que o novo ano se inicie, refletir sobre o que passou e sobre o que está por vir é sempre um bom exercício. Por isso, pensar sobre 5 maneiras de ferrar a sua carreira sem perceber, pode ser um bom início.
Afinal, questionar movimentos, comportamentos, atitudes ou ações, é sempre necessário.
Mas, como assim? Preciso me comportar de diferentes formas dependendo do meu contexto? Não posso ser eu mesmo no trabalho? Preciso me comportar de um jeito no trabalho e de outro fora dele? O que você quer dizer com isso?
Antes de tudo não quero entrar nesta discussão. Isto merece outro post já que é um assunto cada vez mais polêmico. A propósito, qual é a sua opinião sobre isso?
– Compartilhe o que você pensa e vamos avançar sobre este assunto?
Então, o ponto que eu desejo abordar aqui é que existem certos comportamentos que podem lhe prejudicar no seu ambiente profissional. Alguns exemplos
- se atrasar para os compromissos,
- se omitir nas tomadas de decisão,
- não se manifestar nas reuniões,
- evitar entrar em conflitos produtivos,
- adotar um comportamento excessivamente competitivo,
- evitar a colaboração,
- atrasar entregas,
- encontrar justificativas para tudo,
- se eximir da responsabilidade,
Estes são apenas alguns exemplos de comportamentos negativos que irão sabotar a sua carreira.
Às vezes, você pode achar que tem motivos para fazer essas coisas, mas como a sua equipe ou a sua liderança enxerga estes motivos?
Por isso vamos ver a seguir 5 destas delicadas atitudes que você pode estar assumindo e que poderão sabotar sua carreira e vida no trabalho.
1. RECLAMAR AOS SEUS COLEGAS
Reclamar constantemente seja para o seu líder ou para seus colegas de trabalho não é o melhor movimento de carreira.
Com esta atitude você poderá ganhar a reputação de alguém que nunca se satisfaz, é perpetuamente ingrato e vive reclamando de tudo e de todos. Ou seja, uma pessoa chata!
Então, ao ser rotulada como uma pessoa chata, irá afastar seus colegas de você. Poucas pessoas irão valorizar as suas ideias ou querer trabalhar com você. Possivelmente você passará a sofrer um certo “gelo” ou será colocado na “geladeira”.
A sua negatividade será conhecida e evitada.
Da mesma forma, nunca reclame da sua empresa ou dos seus processos/soluções para seus Clientes. Infelizmente é um erro que muitas pessoas cometem, muitas vezes de forma inconsciente.
– O que você está fazendo nesta empresa se fala mal dela para um cliente? O que o cliente vai pensar de você?
Contudo, você não deve manter as suas insatisfações e críticas apenas para você. Converse em reservado com sua liderança ou alguém que possa lhe ouvir e lhe ajudar.
Muro das lamentações
Além disso, reclamar por precisar trabalhar em um final de semana ou porque uma entrega atrasou não vai matar ninguém. O que você não pode é tornar as reclamações frequentes.
Ou seja, não torne as reclamações em rotina por cada coisinha que lhe façam ou que lhe venha à cabeça. É o seu trabalho e não o muro das lamentações!
2. NÃO SACUDIR AS COISAS
A segunda das 5 maneiras de ferrar a sua carreira sem perceber é conformar-se irremediavelmente com o que acontece.
Nós somos impactados por centenas ou milhares de coisas por dia.
Recebemos muitos estímulos, muitas fontes de informação e de distração. Sabe aquela sensação de exaustão mental ou física ao final do dia?
Ela é resultado de todos estes estímulos que temos que enfrentar ao longo deste dia. Para tentar diminuir a exaustão mental, nosso cérebro gosta de Rotinas.
Rotinas
Nesse sentido, as Rotinas nos ajudam a “fazer as coisas no automático” quase sem pensar. Por exemplo: você não faz cálculos sobre a distância do seu corpo em relação à parede enquanto se desloca entre a sua cama e a cozinha para fazer seu café da manhã.
Você faz isso no automático. Neste momento o cérebro vai gastar um mínimo de energia. Agora, se a cafeteira não ligar, o que é fora da rotina, o cérebro precisa entrar em ação e “pensar” sobre o problema e sobre as possíveis soluções.
De maneira idêntica, você – o seu cérebro – faz o mesmo durante o trabalho. Uma vez habituado a uma certa rotina no trabalho, ficar com ela pode ser reconfortante.
Definitivamente, as rotinas são excelentes práticas na prevenção do stress. Afinal de contas, se souber o que está a fazer, é menos provável que cometa erros ou enfrente desafios que o façam parecer fraco.
Mas, a Rotina pode ser ruim
Mas, isto será um problema quando você mantiver a rotina durante demasiado tempo, sem nenhuma análise ou revisão.
Nesse sentido, avalie as suas rotinas, questione se elas ainda fazem sentido ou se são as mais eficazes.
A propósito, as pessoas constantemente insatisfeitas são aquelas que promovem as maiores mudanças. Converse com a sua liderança e som seus colegas sobre o desenvolvimento de novos projetos, novos desafios ou novos conhecimentos e desenvolvimento de novas habilidades.
Desafie-se e busque atividades fora da sua rotina normal.
Disponibilize-se para novos projetos, para o novo, para o diferente.
Como resultado, além de manter você sempre na ativa, esta forma de agir poderá eliminar o “fator aborrecimento”, o que poderá funcionar como maravilhas para a sua perspectiva e sua motivação.
3. MANTENHA-SE EM CONTATO CONSIGO
Geralmente as pessoas gostam de conseguir se concentrar em tarefas importantes e evitar as distrações – aquilo que chamamos de FOCO.
Além disso, as pessoas gostam de serem consideradas como aquelas pessoas que levam o trabalho a sério.
Porém, qual o conceito que as outras pessoas têm sobre você?
As pessoas são complexas. E suas opiniões também são complexas e formadas a partir de diversos pontos e vieses.
Ao mesmo tempo que ser uma pessoa séria ou concentrada pode indicar que você é uma pessoa focada no trabalho, por outro lado, outras pessoas podem achar que você prefere se afastar dos seus colegas.
Algo do tipo “no trabalho só tenho colegas de trabalho e o foco é o trabalho, o assunto é o trabalho e ponto final”.
Este tipo de comportamento pode dificultar a criação de laços e de relacionamentos com seus colegas. Em resumo você pode ser conhecida como aquela pessoa fria e impessoal, que não se mistura e é antipática.
Se você é assim, pelo menos em algum tempo do seu dia, tente fazer um esforço e passe a se interessar um pouco nas pessoas que estão ao seu redor.
Converse com as pessoas, desenvolva o seu networking e demonstre vontade de interagir com seus colegas. Isso vai lhe ajudar no futuro, pode ter certeza disso.
4. NÃO PEDIR FEEDBACK
Em primeiro lugar, tanto o feedback formal quanto o feedback informal são ferramentas fundamentais na gestão de pessoas.
Por isso, caso você entenda que não tem a segurança necessária para dar e fornecer feedbacks, comece a estudar sobre este assunto – se quiser posso lhe indicar alguns artigos e livros muito bons.
Muitas pessoas preferem esperar que os seus gestores ou pares comentem ou critiquem o seu trabalho em vez de pedir feedback. Mas na verdade, quanto mais feedback você receber, mais oportunidades você terá de melhorar e se desenvolver à medida que for avançando.
Avaliação de desempenho
Muitas empresas adotam o feedback como um dos itens do processo de Avaliação de Desempenho. Assim, elas estipulam as regras para que as avaliações sejam executadas e os feedbacks concedidos.
Geralmente indicam também os prazos em que os feedbacks devem ser realizados: a cada três meses, semestralmente ou anualmente. Quando o feedback acontece seguindo um conjunto de regras chamamos de feedback formal.
Mas, existe também aquele feedback que acontece “em cima do momento” de um fato.
Por exemplo, logo depois que um cliente saiu da loja sem comprar. Alguém, o gerente ou um colega, pode chamar o vendedor em um canto e fazer o devido feedback sobre a perda daquele cliente.
Neste caso, três coisas devem existir para que o feedback seja eficaz:
- Confiança entre a pessoa que dá e a pessoa que recebe o feedback;
- Compreensão mútua sobre o objetivo do feedback;
- Clareza e objetividade sobre aquilo que é conversado.
Somente assim as sugestões, críticas e elogios serão bem aceitas e, principalmente, produtivas.
Porém, o mais importante de tudo é: nunca espere ser chamado para um feedback.
Se a sua empresa ou chefia ou pares não tem o hábito de lhe dar feedback ou se não levam a sério a importância do feedback, você precisa se impor e solicitar feedbacks sérios, produtivos e periódicos. Peça feedback para seus colegas, clientes, amigos, liderança etc.
Só assim você conseguirá ter o seu próprio plano de desenvolvimento individual para colocar em prática e melhorar naquilo que você faz.
5. NÃO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO TEMPO
Você pode pensar que trabalhar até tarde todos os dias, ou trabalhar mais do que qualquer outro colega, irá lhe ajudar a alavancar a carreira uma vez que “pode mostrar” ao seu gestor que está você tem disponibilidade para dedicar seu tempo para conseguir realizar as entregas.
Falar sobre as 5 maneiras de ferrar a sua carreira sem perceber e não falar sobre Gestão do Tempo e Qualidade do Tempo, seria um desperdício de tempo.
Porém, trabalhar muito não significa trabalhar bem ou trabalhar certo.
Aliás, trabalhar muitas horas por dia pode diminuir a qualidade das suas entregas, prejudicar sua equipe, sua saúde e seus relacionamentos.
Muitas pessoas subestimam a importância de saber dizer NÃO às demandas colocadas de última hora.
Além disso, subestimam o impacto das distrações ou dos efeitos negativos da procrastinação planejada. Elas se escondem atrás do mito “trabalho melhor sob pressão” ou do “sou multitarefa: consigo fazer várias coisas ao mesmo tempo”.
Evite este caminho
Por isso, não vá por este caminho.
Poupe as suas noites de sono ou seus finais de semana para quando a situação realmente o justificar.
Saia da empresa em uma hora razoável, na maior parte dos dias. Trabalhe de uma forma inteligente e não apenas com esforço.
Aprenda a dizer não para aquelas atividades que tiram o seu foco e que podem ser realizadas por outras pessoas.
Saiba priorizar e separar o que é importante daquilo que é urgente (Uma dica: use a matriz de Eisenhower).
Tenha uma lista diária de atividades e comece sempre por aquela mais complexa ou aquela que lhe dará maior realização. Organize-se.
Para qualificar seu tempo, você precisa tomar duas decisões apenas:
– Decidir o que não vai fazer e, depois
– Decidir o que vai fazer primeiro.
FINALIZANDO
Para finalizar, pense sobre as 5 maneiras de ferrar a sua carreira sem perceber. Verifique se você comete algum destes erros.
Eles são mais comuns do que podemos imaginar e, às vezes, os cometemos sem sequer nos aperceber disso.
Fazer diferente:
Pense que a última coisa que você precisa fazer é envolver-se em comportamentos que prejudicam a sua carreira, em vez de a ajudar. Pense nisso e trabalhe pela sua carreira!
Se encontrar algum ponto de mudança, use o método “FAÇO HOJE” x “FAZER DIFERENTE”. Ele é bem simples e fará você visualizar o que precisa trabalhar. É simples:
– Em uma folha de papel em branco, trace uma linha vertical para dividir a folha em duas colunas.
– Na primeira coluna escreva um cabeçalho com “FAÇO HOJE”. E, na segunda coluna, escreva “FAZER DIFERENTE”.
– Agora, preencha as duas colunas: na primeira com o seu comportamento, atitudes e ações atuais; e, na segunda, com uma proposta de comportamentos, atitudes e ações que você gostaria de implementar para fazer as coisas de uma forma diferente.
Então, mãos à obra para fazer as listas e para implementar as mudanças!
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Observações:
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Este texto foi escrito em português do Brasil. As palavras entre aspas são usadas para descrever figuras de linguagem ou termos que algumas pessoas podem considerar como polêmicos. Estes termos não representam nenhuma forma de preconceito ou posição sociopolítica, filosófica, religiosa, econômica ou ideológica.